Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná

Oi gente! Hoje vou dar uma super dica para quem mora no Paraná e quer fazer um passeio bacana e econômico: Parque Estadual de Vila Velha.
O local é um sítio geológico bem interessante que fica localizado no município de Ponta Grossa, a mais ou menos 90 km de Curitiba, que pode ser visitado tranquilamente num passeio de um dia por quem mora na Capital.
O Parque é conhecido pelos arenitos, que são rochas sedimentares de diversas formas, desenhadas pela ação do vento e da água durante aproximadamente 300 milhões de anos. O nome Vila Velha foi dado em razão da aparência do conjunto de formações rochosas da região, semelhante a uma cidade medieval com suas muralhas.
Algumas formações rochosas tomaram formas de objetos e animais, sendo facilmente identificáveis, como a famosa “taça”, por exemplo.
Em meio aos arenitos, existe uma trilha bem sinalizada que passa por dentro de um bosque bem fresquinho e tranquilo, onde vivem pequenos animais que podem ser observados durante a caminhada.
Também são oferecidos passeios noturnos pelos arenitos para quem deseja fotografar o local – o que é uma opção bem interessante para quem gosta de observar as estrelas. 🙂
Outro ponto para visitação é a Lagoa Dourada, que tem esse nome pela coloração dourada que exibe ao cair da tarde. É um lugar muito bonito.
Mas a atração principal do parque são as furnas – poços de desabamento de profundidade impressionante, alguns contendo água em seu fundo, que vem da Lagoa Dourada através de fraturas no arenito. Aliás, a Lagoa também era uma cratera, mas foi sendo preenchida por sedimentos até se tornar o que é hoje.
A furna mais profunda tem 850m de altitude e 53m de inundação. É uma visão assustadora e magnífica, vale muito a pena conhecer.
O parque ainda conta com uma ótima estrutura de quiosques com banheiros bem limpos e organizados, ideal para um piquenique em família. Só não é permitido acender fogo nas churrasqueiras por razões ambientais, mas quem quiser fazer um churrasquinho pode levar um equipamento elétrico e aproveitar o dia. 🙂
A estrutura oferecida pelo parque é gratuita, são cobradas pequenas taxas apenas pelos passeios orientados nos arenitos, Lagoa Dourada e furnas. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de Ponta Grossa ou a página do parque no Facebook.
Fica a dica! 😉
Fer, Adoro esse lugar e já visitei diversas vezes durante minha infância e atualmente também. Inclusive está na minha lista de post…..rsrsrrs.
Acredita que visitei as furnas na época que o elevador funcionava. Eu desci na plataforma…..é maravilhoso…. mas ja faz um tempão isso…..
Parabéns pelo post.
beijossss
Thais
http://curioviagens.blogspot.com
Que legal, Thais! Pois é, agora infelizmente o elevador não está mais em funcionamento. Beijos e obrigada pela visita!
Acredita que moro no entorno de Curitiba e nunca fui lá? Morro de vontade de visitar, o lugar parece ser tão aconchegante, sem falar na beleza dele.
Beijos
Blog | Fan Page
Eu também nunca tinha ido, Caliane. Valeu a pena! Beijos!
Eu fui com a galera da faculdade,meu professor de geografia que nos levou.
Na época eu morava no interior de São Paulo.Nossa eu amei o lugar,e a cidade também,o pouco que conheci gostei.Tirei muitas fotos com meus colegas nesse parque .
Vale a pena o passeio 🙂
É bem bacana mesmo, né? Obrigada pelo comentário! Beijos!