Urubici | Serra Catarinense

Se você é como eu, que simplesmente AMA aquele friozinho de serra, mesmo no verão, então recomendo que dê uma passadinha por Urubici, na Serra Catarinense. É uma cidadezinha bem tranquila localizada há 169 km de Florianópolis e seu ponto mais alto (o morro da igreja) fica a 1.822 metros de altitude.

Urubici

O morro da igreja é o ponto mais visitado e tem uma vista deslumbrante. Porém, como não é fácil um dia de céu totalmente limpo e sem neblina na serra, eu tive que me contentar com uma imagem da internet mesmo, porque o dia estava super encoberto e não tive o privilégio de desfrutar da bela vista que o local proporciona.

Pedra Furada vista do Morro da Igreja – Fonte: Wikipedia.

 

Outro ponto que vale a visita em Urubici é a Cachoeira do Avencal, com 100 metros de queda livre. Ela fica dentro de uma propriedade particular e para acessá-la é necessário pagar uma taxa de 5 reais. No local tem restaurante e o visitante também pode praticar rapel e fazer tiroleza. Eu não tive essa coragem… rs

Para quem gosta de acampar, uma boa opção é o Sítio Arroio do Engenho, administrado pelo simpático Gilberto, onde se pode conhecer algumas cachoeiras e fazer trilhas ecológicas em meio a mata nativa preservada, tudo devidamente guiado e com toda segurança. Fizemos a trilha que leva à Cachoeira da Neve, com 85 metros de altura, onde o guia garante que possui as temperaturas mais baixas da região.

Um local muito conhecido na região é a Serra do Corvo Branco, que liga os municípios de Urubici e Grão Pará. Mas infelizmente também não conseguimos visitar porque alguns trechos estavam interditados em razão das fortes chuvas que assolaram a região nos últimos meses. Fica para uma próxima vez!  :sad:

Já quando o assunto é gastronomia, Urubici está de parabéns! Apesar de ser uma cidade pequena, ficamos impressionados com a qualidade dos restaurantes da região.

O primeiro que merece destaque é o Paradouro Santo Antônio, que além de restaurante também é uma pousada. O local é rústico, mas ao mesmo tempo super aconchegante e o cardápio é bem variado.

Paradouro Santo Antonio

Paradouro Santo Antonio

Provamos a famosa truta na manteiga com amêndoas e para acompanhar um bom chopp engarrafado da Saint Bier. Uma delícia!

truta na manteiga com amendoas

Outro restaurante que merece a visita é o Müller, onde provamos uma sequência de foundue maravilhosa por um preço super justo. O local também serve um delicioso buffet de sopas. Vale muito a pena conhecer!

Restaurante Muller

Restaurante Muller

Restaurante Muller

Restaurante Muller

A arquitetura de Urubici também chamou a atenção pelo capricho nos detalhes, como a bela Igreja Matriz e as casas de artesanato local.

Igreja Matriz Urubici

Urubici

Ficamos hospedados nas cabanas Café no Bule, bem próximo do centro da cidade. O local não tem nenhum luxo, mas é tudo bem limpinho e tem um café da manhã bem generoso. Fomos muito bem tratados pela Marli, que toma conta de tudo por lá pessoalmente e é super querida!

E para quem quiser dar uma esticadinha até São Joaquim, também pode conhecer a linda vinícola Villa Francioni, que fica aberta para visitação todos os dias, basta agendar horário pelo site.

Villa Francioni

A Serra Catarinense tem muitos encantos e mesmo se o tempo não ajudar, ainda tem muito o que fazer por lá. Para quem aprecia a natureza, boa comida e ar puro, tem uma bela oportunidade de aproveitar tudo isso sem gastar uma fortuna.

E se o tempo estiver bom, recomendo passar pela Serra do Rio do Rastro – um lugar inesquecível (leia AQUI).

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos e corre combinar um passeio pela Serra Catarinense!

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons