Morretes e Antonina pela Estrada da Graciosa | Paraná

Hoje vou dar uma dica de passeio bom, bonito e barato para quem mora em Curitiba ou região e também para aqueles que estão de passagem pela Capital e querem fazer algo diferente. O trajeto é bem conhecido pelos curitibanos, mas ainda tem muita gente que nunca fez, então resolvi compartilhar um pouquinho desta experiência aqui no blog para que todos possam conhecer.  :happy:

A Rodovia PR-410, mais conhecida como Estrada da Graciosa, liga a cidade de Quatro Barras (região metropolitana de Curitiba) à Morretes e Antonina – duas cidadezinhas simpáticas do litoral paranaense.

A Estrada da Graciosa é uma antiga rota dos tropeiros que é utilizada hoje como rota alternativa para o litoral. Ela tem este nome porque corta o Parque Estadual da Graciosa que, juntamente com o Parque Estadual Roberto Dias Lange (também na região), foram declarados pela Unesco em 1993 como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, por representar o trecho mais preservado do Brasil (mais informações AQUI).

Ao longo da estrada, existem vários recantos com mirantes, quiosques, sanitários e algumas lanchonetes. O trajeto é curto (cerca de 30 km) e o ideal é fazer num dia de sol para apreciar as paisagens naturais com mais facilidade, pois com nevoeiro não se enxerga nada.

Na primavera as hortênsias tomam conta da beira da estrada e a experiência é realmente muito agradável.  Eu fiz este vídeo bem curtinho para que vocês possam ter uma ideia da estrada num dia de sol. :smile:

Ao terminar a Estrada chegamos em Morretes, uma pequena cidade fundada em 1.721 e cercada por morros, daí a origem do nome. É um lugar com temperaturas bem mais quentes e cortado pelo Rio Nhundiaquara, que significa em Tupi-Guarani “peixe empoçado no buraco”.

 

MORRETES

Morretes tem várias opções de restaurantes onde é servido o prato típico do litoral paranaense: o barreado, que consiste em carne bem cozida em panela de barro (cerca de 20 horas) até ficar bem desfiada, sendo misturada com farinha de mandioca até ficar com uma consistência bem firme. O prato é servido com arroz e banana-da-terra.

Na cidade também tem uma feirinha de artesanato bem bacana para quem quiser passar uma tarde agradável comprando produtos regionais, mas eu preferi seguir viagem e almoçar em Antonina, uma cidadezinha charmosa bem próxima de Morretes, onde também é servido o prato típico da região, além de outras opções. Eu recomendo o Restaurante Buganvil.

O interessante de Antonina é a história que se percebe nas casas e nas ruelas de paralelepípedo e suas ruínas. A cidade também abriga um carnaval de rua famoso no Estado.

ANTONINA7

ANTONINA5

ANTONINA4

ANTONINA6

ANTONINA3

Antonina também possui um porto que já foi o 4º exportador brasileiro em 1.920, mas que passou muitos anos paralisado, sendo retomadas suas atividades recentemente, administrado pela APPA.

PORTO DE ANTONINA

Na cidade também se pode visitar uma pequena praia na baía de Antonina, a Ponta da Pita, com uma bela paisagem natural, mas não é um local adequado para banho em razão da proximidade do porto.

PONTA DA PITA

PONTA DA PITA1

O passeio para Morretes e Antonina pode ser feito tranquilamente em um domingo com sol por ser bem próximo à Capital e é uma ótima opção para reunir a família, apreciar a natureza e saborear a comida típica do litoral, com custo/benefício excelente. Super recomendo!

 

 

10 comentários sobre “Morretes e Antonina pela Estrada da Graciosa | Paraná

  1. Oi Fer,
    Que delícia de passeio.
    Quando fui para Morretes, estava no litoral, mas nao peguei essa estrada. Meu namorado conhecia, mas estavámos com outros casais. Ele prometeu me levar para conhecer….rsrsrs…. agora que vi o video….vou cobrar dele.
    Conheci apenas Morretes…e achei uma graça. Almoçamos em um dos restaurantes e provamos o barreado. Adorei.
    Ótimo post!!!!
    Beijos querida

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons