Fortaleza | Ceará | Brasil

Hoje vou falar um pouco sobre um lugar que atrai turistas do mundo todo, o ano todo: Fortaleza, no Ceará. Considerada a quinta maior cidade do Brasil, possui as delícias e os dissabores de uma grande capital, os encantos e desencantos de um paraíso explorado.
 
Conheci Fortaleza em 2013, em dias ensolarados e quentes, como é de costume naquele local. É chamada de cidade do sol por este motivo – não porque falte chuva, mas por ela passar rapidamente e com cuidado para não atrapalhar o astro que reina absoluto naquela região (estou poética hoje). :wub:
 
Fiquei hospedada na Praia de Iracema, no Hotel Casa de Praia. Um lugar simples, mas com um excelente custo/benefício. Tudo muito limpo, organizado e um café da manhã bem caprichado, além de ficar próximo a vários pontos turísticos da cidade. Super recomendo!
 
Iracema
 
A Praia de Iracema tem o nome inspirado no romance indianista de José de Alencar. Apesar de ser imprópria para banho (pois é), é um lugar super movimentado e na orla tem um calçadão enorme com vários quiosques, onde se pode caminhar à noite sem maiores problemas. No local tem uma infinidade de restaurantes para todos os gostos (e bolsos) e também funciona uma feira de artesanato onde se encontra de tudo.
 
A única coisa que me incomodou (e muito) foram as inúmeras abordagens de empresas de turismo oferecendo passeios enquanto caminhava pelo calçadão. Isso foi realmente exaustivo, pois a cada três passos alguém se colocava na minha frente com um folder em mãos tentando fazer com que eu parasse para ouvi-lo. Acho que nesse ponto as coisas são um pouco exageradas por lá.
 
Enfim, acabei comprando um passeio que englobava 3 praias: Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada. A vantagem de se comprar um passeio é que as empresas geralmente têm uma boa estrutura e os guias são bem preparados – o que é essencial para quem não conhece Fortaleza. Imagine se um desavisado resolve dar um mergulho na praia de Iracema??
 
Na praia de Morro Branco é onde se pode ver as falésias, enormes paredões de onde são retiradas as famosas areias coloridas utilizadas para desenhos em garrafas pelos artesãos locais.
 
Falésias
 
Em alguns lugares as formações são bem avermelhadas, causando um efeito visual bem legal.
falesias
 
No local também podem ser feitos os famosos passeios de Buggy que custam em média R$ 50,00 por pessoa. Vale a pena, é bem divertido, mas é bom lembrar de levar dinheiro em espécie para o pagamento dos bugueiros e das atividades que são oferecidas nas dunas, como a tiroleza, por exemplo.
 
Passeio Buggy
 
Outro lugar bacana para se conhecer é a praia do Cumbuco, onde se pode ficar numa das “barracas” existentes no local e aproveitar as piscinas, restaurantes e demais comodidades. Eu paguei R$ 6,00 para passar o dia na piscina e desfrutar do local. A comida também não é cara e achei tudo bem fresquinho.
 
Cumbuco beach1
Cumbuco beach
Barraca Cumbuco Beach
 
Para os mais aventureiros, a praia do Cumbuco é ideal para a prática de Kite Surf e tem até uma escola onde são oferecidas aulas para quem se interessar. :smile:
 
Apesar das praias de Fortaleza em sua maioria não serem próprias para banho, se o visitante desejar dar um mergulho pode verificar as condições de balneabilidade através do site da CEMACE – onde é fornecido um boletim sobre as condições de cada praia da região.
 
Eu também conheci a badalada Praia do Futuro, mas como os ambulantes não deixam ninguém em paz na areia, a opção é ficar em uma “barraca” mesmo, tanto para se livrar um pouco do incômodo de ser abordado a toda hora, como para usufruir da estrutura oferecida pelo local. No meu caso, fiquei no Crocobeach – que tem piscina, restaurante, sanitários, caixas eletrônicos, entre outras comodidades. Você paga uma taxa e fica numa mesa com direito a um guarda volumes para deixar seus pertences. É o jeito!
 
Crocobeach
 
Bom, mas como Fortaleza não é só praia, tem muita coisa bacana pra conhecer, principalmente à noite. Eu recomendo os shows de humor dos cearenses, são realmente divertidos (o povo tem talento, bichin!). Um lugar super bacana é o Lupus Bier, que é uma mistura de Show de humor, restaurante italiano e cervejaria, num ambiente familiar e divertido. Você aproveita tudo por um valor único de entrada que é bem atrativo. Vale a pena conhecer!
 
Outro lugar super joia para quem quiser conhecer um pouco da cultura nordestina é o Pirata Bar – uma casa de shows com apresentações de bandas de forró, axé e outros ritmos, bem frequentada e segura (pelo menos foi esta impressão que eu tive do local). Me diverti bastante e também recomendo!
 
Por último, mas não menos importante, o Mercado Central de Fortaleza é um lugar que também vale a visita, principalmente para quem gosta de artesanato e produtos diferentes, como chinelos e bolsas de couro de jegue, por exemplo.
 
Mercado Central de Fortaleza
Fortaleza, como toda grande cidade, tem seus problemas e perigos, mas é um lugar que vale a pena conhecer, principalmente as praias mais afastadas da região central, são realmente muito bonitas.
 
Tenho certeza de que a cidade do sol tem muito mais a oferecer aos visitantes, mas estas foram as minhas impressões do local. Espero que minhas dicas sejam úteis para os marinheiros de primeira viagem. Beijos!

 

8 comentários sobre “Fortaleza | Ceará | Brasil

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons