Série conheça Curitiba: Paço da Liberdade

Quem está de passagem por Curitiba e quer conhecer um lugar bem bacana, eu recomendo uma passadinha no Paço da Liberdade, que fica localizado na Praça Generoso Marques, bem no centro da cidade.

DSC02898

O local foi construído em 1.916 e já foi sede da Prefeitura de Curitiba por muitos anos, abrigando também o Museu Paranaense de 1974 até 2002. O prédio era chamado de Paço Municipal, mas com o projeto de revitalização, toda a região do seu entorno passou a ser chamada de Paço da Liberdade, objetivando tornar o nome uma marca que será utilizada no comércio do local e nos materiais de divulgação da região.

Paço da Liberdade Curitiba

É uma construção muito bonita em estilo neoclássico com desenhos art-nouveau, que foi toda restaurada em 2009 e hoje é administrada pelo SESC Paraná (Serviço Social do Comércio), tornando-se um centro cultural com várias atividades de música e arte.

Na ocasião da minha visita, havia uma exposição sobre o escritor alemão Thomas Bernhard.

Paço da Liberdade Curitiba

O Paço da Liberdade é um local de fácil acesso e de entrada gratuita, onde a imensa escadaria de madeira é uma atração à parte, ideal para algumas fotos. :smile:

É um local de fácil acesso e de entrada gratuita, ideal para algumas fotos.

Paço da Liberdade Curitiba

Paço da liberdade

Uma curiosidade é que este é o único monumento paranaense tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). :happy:

Paço da Liberdade

O Paço da Liberdade também abriga logo na entrada o charmoso Café do Paço, onde o visitante pode saborear algumas delícias enquanto aprecia a beleza do local.

Café do paço

Para mais informações sobre a programação cultural do Sesc Paço da Liberdade, acesse o site ou a página no Facebook.

Fica a dica!

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

4 thoughts on “Série conheça Curitiba: Paço da Liberdade

  1. Adoro o Paço da Liberdade porque do lado dele tem um restaurante que eu e meu marido gostamos muito e que virou nosso ponto para comemoração. E desse restaurante dá pra ver o Paço, é bem legal. :D

    bjoo

  2. Quando eu fui conhecer Curitiba, lembro que havia muitas obras principalmente na região central. Então procurei me distanciar do centro e visitei aquelas igrejas antigas maravilhosas que ficam quase no meio do nada. Não me lembro o bairro, mas a arquitetura é linda! Dos famosos, só fui no Paço da Liberdade rsrs e também amei de paixão.
    Mas sou suspeita para falar, o Paraná de forma geral está no meu coração rsrs
    Bjs

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons