Animais de estimação melhoram a qualidade de vida

Quem tem um animalzinho de estimação em casa sabe o quanto eles são importantes para a nossa qualidade de vida. Se você não acredita, pode conferir um estudo feito pelo Dr. Allen McConell, professor de psicologia da Miami University, que comprova cientificamente os benefícios dos animais de estimação para o bem estar físico e psicológico de seus proprietários.

É claro que ter um pet em casa não é para qualquer um. Eu conheço muita gente que não gosta de animais e respeito a opinião de todos, mas acredito que para aquelas pessoas que se sentem sozinhas ou que de alguma forma precisam de uma fonte de apoio, ter um bichinho em casa é super recomendado. :happy:

Porém, existem várias questões que devem ser analisadas antes de se ter um amiguinho em casa, pois a criação de um animal demanda algumas responsabilidades que não podem ser ignoradas.

Tempo

Essa é a questão mais importante a ser levada em consideração quando se pensa em ter um animal de estimação. Os gatos são mais independentes e não exigem tanto tempo, mas para ter um cão feliz e estável, é necessário reservar pelo menos alguns minutos do seu dia para dar atenção a ele, seja saindo para passear, brincando no jardim ou apenas interagindo com ele durante algum tempo para que possa se sentir amado.

Você já reparou que quando passamos por um cão abandonado na rua, geralmente ele nos segue? Isso acontece porque os cães precisam de companhia. Por isso, jamais tenha um cão se não puder estar com ele por algum tempo todos os dias.

Despesas com alimentação

Os animais, assim como nós, precisam ter uma alimentação saudável para que tenham longevidade. Não que eles não possam sobreviver comendo qualquer coisa, mas se quiser ter um companheiro que viva bem e feliz, você terá que investir em uma ração de qualidade para ele.

Há quem prefira alimentar seu animalzinho com comida natural – sou super a favor e até já fiz isso durante um tempo, mas dá muito mais trabalho do que simplesmente comprar um pacote de ração. Então, se você não tem tempo para preparar uma alimentação natural adequada para ele, invista numa boa ração e estará tudo certo. ;)

Despesas com veterinário e medicamentos

Conheço pessoas que nunca levaram seu animal numa consulta, mas é importante saber que se você quiser comprar ou adotar um filhotinho, ele irá necessitar de vacinas e desvermifugação pelo menos no início da vida.

Um animal adulto não necessita de muitos cuidados veterinários, principalmente se não tiver raça definida, pois estes são mais fortes devido à seleção natural. Mas existem algumas raças que demandam um pouco mais de cuidados, então é importante conhecer bem as características de cada animal antes de levar aquele filhotinho lindo para a sua casa, pois existem problemas comuns que com certeza irão demandar várias consultas com o veterinário.

Eu tenho uma linda cadelinha da raça chow chow que precisa de alguns cuidados com a pelagem, pois tem tendência a desenvolver problemas de pele. Escolhi esta raça mesmo sabendo dos cuidados e problemas comuns porque possui características compatíveis com meu estilo de vida.

Aliás, todas as raças possuem um padrão de comportamento, com raras exceções, por isso é importante conhecer o temperamento que mais combina com você antes de qualquer coisa – por exemplo, se você é uma pessoa que não gosta de caminhar, não é bom que tenha um cão que necessite de muito exercício físico ou se você é uma pessoa que não tolera barulho, então deve escolher um animal mais silencioso e assim por diante.

Local adequado

Se você pretende manter seu animal fora de casa (no caso de cães), certifique-se de que ele terá um local para dormir e se abrigar da chuva e principalmente do frio. Uma casinha e um cobertor quentinho são suficientes para ele ficar super feliz e grato – aliás, ninguém melhor do que um cãozinho para nos ensinar o significado da palavra gratidão, não é mesmo?

Se o seu cãozinho fica dentro de casa, providencie ao menos um tapete para que ele possa dormir confortavelmente. Há quem prefira que o cão durma no sofá ou na cama, mas particularmente não gosto por questões de higiene.

Higiene e limpeza

Por falar nisso, a questão da higiene do seu cão e também do local onde ele permanece é de extrema importância. A falta de limpeza adequada pode provocar várias doenças, tanto no seu cão quanto nas pessoas que convivem com ele, então, se você não tem tempo para limpar com frequência o local onde seu cãozinho fica, não tenha um animal em casa.

Existem alguns cães que demandam banhos semanais, outros quinzenais e outros podem ficar longos períodos sem tomar banho, mas é importante tomar muito cuidado com a higiene do seu pet, principalmente se ele passa a maior parte do tempo dentro de casa.

É bom lembrar que os gatos, apesar de não possuírem odor forte, também precisam tomar banho para ter uma higiene completa.

Outra coisa muito importante é ter uma rotina e um local apropriado para que seu animal possa fazer as necessidades fisiológicas, pois se ele precisar segurar por muito tempo até sair para um passeio, por exemplo, pode desenvolver infecções urinárias e outros problemas.

Por fim, muito cuidado com as infestações de pulgas e carrapatos. Sempre que for passear com seu animalzinho, saiba que ele pode voltar para casa com pulgas, então procure medicá-lo corretamente para prevenir estes inconvenientes. Existem vários produtos para desinfecção de ambientes e do próprio animal, basta escolher aquele que seja mais adequado para sua situação.

Gente, espero que estas dicas tenham sido úteis para quem pretende ter um animalzinho de estimação, porque eles são tudo de bom, mas é preciso tratar este assunto com cuidado – considerando o número de cães que são abandonados diariamente em razão da falta de responsabilidade dos seus donos. :cwy:

Por falar neste assunto, eu compartilhei um outro post onde falo sobre a importância da castração e relato uma experiência que tive com minha cadelinha (leia AQUI).

Com os cuidados necessários, com certeza você terá um amigo fiel e companheiro para todas as horas, que vai contribuir significativamente para a melhora na sua qualidade de vida.

 

12 comentários sobre “Animais de estimação melhoram a qualidade de vida

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons