Parque Estadual do Guartelá | Tibagi | Paraná

Hoje vou dar mais uma super dica de passeio para quem mora no Paraná e gosta de curtir a natureza: o Parque Estadual do Guartelá, no município de Tibagi, a 220 km da Capital.

O Parque abriga o 6º maior canyon do mundo em extensão e possui o nome Guartelá porque fica localizado no bairro de Guartelá de cima. É um local de muitas belezas naturais e com vários atrativos para os visitantes, que podem se aventurar através das trilhas e explorar tudo o que o parque tem para oferecer.

Eu escolhi fazer uma trilha de 5 km bem sinalizada e segura, que levou ao mirante principal com uma vista incrível do lindo canyon do Rio Iapó, depois à Cachoeira da Ponte de Pedra, com 200m de altura.

CANION GUARTELA1

CACHOEIRA CANION GUARTELA

Na volta, o visitante pode observar os famosos “panelões do sumidouro”, que são buracos formados em meio à água como se fossem panelas mesmo, que pela força da água se transformam em uma hidromassagem natural.

Panelões do sumidouro

O parque ainda conta com quiosques em meio à mata nativa, onde se tem uma sensação de paz e isolamento total. Vale a pena passar algum tempo ali ouvindo o canto dos pássaros.

E se o que você procura é um maior contato com a natureza, eu recomendo para hospedagem o Sítio Aguaraguazu, que fica ao lado do Parque Estadual do Guartelá (e também próximo de outros pontos turísticos da região). É um lugar super bacana, totalmente isolado e o acesso é feito em meio a um lindo campo de aveia, que eu achei SENSACIONAL! :heart:

O Sítio Aguaraguazu possui 5 chalés rústicos, mas bem confortáveis, onde se pode ter uma noite de paz e tranquilidade sem televisão, internet ou qualquer interferência externa. Ideal para quem quer fugir da correria da cidade.

CHALÉ

CHALÉ1

No Sítio tem um casarão onde o hóspede pode preparar suas refeições livremente numa cozinha bem equipada e com um excelente espaço para confraternização. Se preferir, tem opção de hospedagem com café da manhã.

CASARÃO

COZINHA1

COZINHA

O Sítio Aguaraguazu também acomoda grupos de até 20 pessoas e aluga o espaço todo para eventos. Para quem deseja se casar em meio à natureza, é uma ótima opção (confira algumas fotos de um casamento realizado no Sítio AQUI).

Além das acomodações, o Sítio ainda oferece trilhas ecológicas e contato com os animais. É o típico lugar que você vai embora querendo voltar, tanto pela beleza natural quanto pela simpatia e simplicidade dos caseiros, que nos fazem sentir como se estivéssemos em casa. ADOREI!

Cachoeira Sitio Aguaraguazu

O município de Tibagi tem muito a oferecer aos seus visitantes, pois além do Parque Estadual do Guartelá, tem várias outras cachoeiras e locais para a prática de esportes de aventura. O Sítio Aguaraguazu fica localizado num local estratégico, próximo à maioria dos pontos turísticos da região e oferece uma experiência muito agradável de contato com a natureza com custo/benefício 100%. Super recomendo!

Para mais informações, acesse o SITE e curta a PÁGINA do Sítio Aguaraguazu no Facebook.

Veja também a galeria de fotos e apaixone-se! :wub:

Parque Estadual do Guartelá:

Sítio Aguaraguazu:

 

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

6 thoughts on “Parque Estadual do Guartelá | Tibagi | Paraná

  1. Passamos 4 noites no Sitio Aguaraguazu e para mim e minha família foi uma experiência muito boa! Lugar tranquilo e com o canto dos Canários da Terra todo dia de manha não havia melhor maneira de acordar. Café da manha simples, mas muito bom. Principalmente o pão caseiro e os ovos mexidos feito com ovos de galinha caipira!! O caseiro Josmar e esposa sempre muito prestativos e atenciosos! Para quem gosta de natureza e tranquilidade, esta é o lugar ideal!!

  2. Adorei o post. e as informações. Paisagens maravilhosas mesmo. E esse sítio então? Dá vontade de se internar em um lugar assim de vez em quando. Das fotos, amei o campo de aveia e a galinha com os pintinhos, muito fofo. aposto que tem criança que nunca viu rsrsrsrs. Beijos

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons