Buraco do Padre | Ponta Grossa | Paraná

 

Hoje tenho uma dica super bacana para quem mora no Paraná e quer fazer um passeio fantástico gastando muito pouco: o Buraco do Padre, localizado a aproximadamente 24 km da cidade de Ponta Grossa.

buraco do padre

O nome é meio estranho, mas foi atribuído em razão do local ter sido um refúgio dos padres jesuítas. É chamado de buraco por se tratar de uma das furnas existentes na região dos Campos Gerais, que é acessada pela base, por uma trilha de mais ou menos 1 km, bem tranquila e segura.

buraco do padre

O Buraco do Padre parece um teatro natural, cercado por rochas e com uma cascata belíssima de aproximadamente 30 metros de altura, que forma um pequeno recanto de águas rasas (e geladas), ideal para descanso e meditação em meio à natureza.

buraco do padre

buraco do padre

buraco do padre

O local impressiona pela beleza e tranquilidade, mas é importante saber que por ser uma área de preservação, não possui sanitários, lanchonetes e também é proibido acampar no local. Eu recomendo fazer este passeio acompanhado para evitar acidentes, mas é possível fazer a caminhada com crianças e idosos, sem nenhum problema.

Para os mais aventureiros, outro local que vale a pena conhecer na região é a Cachoeira da Mariquinha – simplesmente linda! Ela tem mais ou menos a mesma altura da cascata do Buraco do Padre, mas é bem mais densa e forma uma pequena prainha com espaço para bastante gente. É um lugar ideal para passar um dia de sol, mas é preciso fôlego para chegar até lá, pois a trilha é mais longa e a dificuldade para idosos e crianças é maior.

A vista é de encher os olhos!

cachoeira mariquinha

cachoeira mariquinha

No Buraco do Padre a entrada é gratuita, mas na Cachoeira da Mariquinha é cobrada uma pequena taxa para o acesso e é permitido acampamento. Uma delícia de passeio, super recomendo!

Mais informações no SITE da Prefeitura de Ponta Grossa.

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

7 thoughts on “Buraco do Padre | Ponta Grossa | Paraná

  1. Oi Fer,
    Essa eu não sabia. Meu namorado morou em Ponta Grossa e por isso ia sempre para lá. Quando criança viajei muito com meus pais para Curitiba e sempre visitávamos os parques: Vila Velha, Furnas, mas o buraco do padre não conhecia.
    Quem sabe numa próxima viagem ao Paraná!
    beijos
    Thais

  2. Nossa, que lugar lindo!!!!!!
    Com esse calor dá ainda mais vontade de se jogar em uma cachoeira como essa. Só lamento a informação de que não tem estrutura de lanchonete, sanitários, etc. Mais um exemplo de que o poder público não valoriza o potencial turístico do nosso Paraná.
    Obrigada por mais uma dica incrível de passeio
    Beijos
    Vanessa Brollo- http://www.partiuplanob.com.br

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons