Osteopatia: o que é e como funciona

 

Quem sofre com dores nas costas, tendinites e outros problemas ligados à parte músculo/esquelética sabe como é difícil e trabalhoso atingir a cura. Muitas vezes são meses ou até anos de fisioterapia e exercícios de fortalecimento até que possamos recuperar os movimentos e nos livrar das dores.

Eu já passei por alguns destes problemas e também procurei vários tipos de tratamentos mais tradicionais, mas o que percebi maior eficácia no menor tempo possível foi o tratamento osteopático, então vou falar um pouquinho disso hoje com vocês. :happy:

A osteopatia é uma forma de medicina alternativa criada pelo médico americano Andrew Taylor Still em meados do século XIX e se baseia em 4 princípios (segundo a Wikipédia):

1- A estrutura (ossos, músculos, órgãos, etc.) está reciprocamente inter-relacionada com a função (funções dos vários sistemas do corpo humano). O sistema neuro-músculo-esquelético é regulador de todos os outros sistemas. Disfunções dos componentes somáticos podem não ser só uma manifestação de doença, mas um fator que contribui para a própria doença.

2- O organismo tem a capacidade de se autorregular e curar, uma vez eliminados os obstáculos que promovem a doença.

3- O sangue transporta todos os nutrientes necessários ao funcionamento saudável dos tecidos. Uma boa circulação vascular é essencial para o bom funcionamento do organismo.

4- O corpo é uma unidade em movimento. O fluxo nervoso, vascular, linfático, nervoso é crucial para a manutenção da saúde.

Em resumo, a osteopatia utiliza uma abordagem holística, ou seja, onde o próprio organismo é capaz de se curar através de um trabalho físico e psicológico, sem o uso de nenhum medicamento. Eu era muito cética com relação a este pensamento, mas depois de algumas sessões com um osteopata e uma melhora significativa dos problemas de saúde, posso afirmar que funciona mesmo.

As pessoas geralmente têm medo de procurar um osteopata com o pensamento de que ele ficará “estralando” seus ossos e isso pode ser perigoso, mas este pensamento é um engano, inclusive porque a osteopatia é largamente utilizada para tratamento de bebês (saiba mais AQUI), comprovando que se for realizada por um profissional habilitado, não oferece risco algum à saúde.

Osteopatia em bebês

O osteopata trabalha com a manipulação do sistema músculo/esquelético que promove relaxamento e renovação. Além disso, é feito um trabalho de conscientização do corpo e das situações que podem ter ensejado a doença, para que tudo seja analisado em conjunto.

Quem desejar experimentar o tratamento osteopático deve procurar um profissional devidamente habilitado (geralmente é um fisioterapeuta com especialização em osteopatia) e muito cuidado com pessoas que não possuem formação adequada, ok?

Se você sofre com dores nas costas, tendinites, bursites e afins, recomendo que dê uma chance ao tratamento osteopático. Você vai se surpreender com os resultados!

Fica a dica!

 

 

8 comentários sobre “Osteopatia: o que é e como funciona

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons