Como atitudes simples podem amenizar o problema do lixo

Uma das questões ambientais mais preocupantes que enfrentamos hoje, principalmente nas capitais, é o problema do lixo. Com o aumento da população e do consumo de produtos industrializados, somado à falta de conscientização e aos maus hábitos, a questão se tornou uma bola de neve quase impossível de ser controlada.

Curitiba foi a primeira cidade no Brasil, em 1989, a iniciar a coleta seletiva através da campanha “lixo que não é lixo, não vai pro lixo: separe.” A partir de então passou a existir o caminhão do lixo orgânico e o do reciclável, que passam em dias distintos fazendo a coleta nas residências.

O problema é que até hoje as pessoas não aprenderam como fazer a a separação correta do lixo, então neste ano a prefeitura lançou uma nova campanha de conscientização com o slogan: “Reduza, reutilize, recicle, faça a sua parte”.

Esta nova campanha tem o objetivo de educar a população a controlar o lixo desde o momento da compra dos produtos. Eu achei muito bacana esta iniciativa, por isso vou compartilhar algumas dicas hoje com vocês, com base nesta campanha:

  • Procure manusear os alimentos no dia da compra, principalmente os perecíveis. Lave e armazene as folhas para não perdê-las, descasque e pique as frutas para consumir mais tarde, condicionando-as na geladeira em embalagens apropriadas, evitando o desperdício.
  • Reutilize copos e xícaras, ainda que sejam descartáveis (não precisa jogar fora o copo plástico, pode lavar e usar outras vezes), ou dê preferência para as canecas no trabalho.
  • Procure comprar bebidas que venham em embalagens de vidro, pois podem ser reutilizadas infinitamente.
  • Quando comprar um produto em um pote plástico, como sorvete, por exemplo, utilize o pote para armazenar outras coisas posteriormente, reduzindo a compra de embalagens plásticas para sua cozinha.
  • Sempre lave as embalagens antes de descartá-las no lixo, inclusive latas de atum e potes de margarina, pois embalagens sujas não são recicladas. É importante também esvaziar as caixas de leite e compactá-las, para que ocupem menos espaço nos caminhões de coleta.

Viu como é simples colaborar para a diminuição do lixo em nossas cidades? São pequenas atitudes como estas que vão fazer a diferença em nossa qualidade de vida no futuro.

Se você quiser mais dicas sobre como diminuir o lixo na sua casa, acesse o SITE da prefeitura de Curitiba e confira.

 

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

6 thoughts on “Como atitudes simples podem amenizar o problema do lixo

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons