Campos do Jordão: a Suíça brasileira

Eu sou do Sul, mas tenho que admitir que o nosso país é maravilhoso e tem vários lugares que valem a pena conhecer.  :smile:

Um exemplo é Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo (aproximadamente 173km da capital paulista). Chamada de “Suíça brasileira”, é uma cidade que faz jus a este apelido pelas lindas construções e o requinte da sua gastronomia e hotelaria.

Estive lá em 2012 e fiquei hospedada numa simpática pousada espanhola chamada Pousada Jardon, muito confortável e com uma decoração super caprichada. O proprietário faz questão de recepcionar os hóspedes pessoalmente e mostrar cada detalhe da construção. Além disso, o local oferece um café da manhã dos deuses e um diferencial: chá da tarde (eu A-DO-REI!)

Pelo que consta do site, a última reforma da pousada foi em 2013, então deve estar ainda melhor! Apesar de não ser barata – porque nada é barato por lá – vale a pena conhecer!

Pousada Jardon

Embora tenha alguma semelhança com a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, Campos do Jordão não tem nenhuma atração especial no período natalino, pois o agito é na época de inverno, com a realização do festival de inverno – período em que o local fica repleto de gente rhyca e famosa. Então, como vocês podem imaginar, não encontrei nenhuma celebridade por lá no Natal (triste, né?)

Praça de Campos do Jordão

Alguns pontos turísticos que eu gostaria de ter visitado, como o Horto Florestal  e o borboletário, por exemplo, estavam fechados (estive lá em uma quarta feira) e fiquei um pouco decepcionada. Mas a famosa Ducha de Prata, no bairro de Vila Inglesa, estava aberta para visitação. São várias duchas artificiais feitas com água encanada da represa de Ribeirão das Perdizes, sendo permitido o banho com acesso por plataformas de madeira.

No local também tem várias lojinhas de artesanato.

Ducha de prata

Ducha de Prata

 

Na gastronomia, a cidade é nota dez! São inúmeras opções, do mais simples (que não é tão simples assim) ao mais requintado. Não vou indicar nenhum restaurante simplesmente porque não lembro o nome dos que eu conheci (rs), mas com certeza você encontrará facilmente um que lhe agrade. A maioria dos restaurantes e bares estão localizados na Vila Capivari, que é um centrinho muito charmoso e elegante, onde também se pode encontrar várias opções de lojas das mais variadas grifes.

Capivari

Capivari

Shopping Suíço

 

Como foi um passeio curto, não pude ter uma impressão mais elaborada da cidade, mas valeu pela experiência. A estética é agradável, assim como a culinária e a hospedagem.

Acredito que para quem visita Campos do Jordão no inverno e procura badalação, deve ser com certeza uma ótima pedida! Mas quem não quiser gastar muito, tem que reservar com bastante antecedência o local onde vai se hospedar, nada de comprar na hora, ok?

Para finalizar, uma imagem linda do pôr do sol no litoral paulista, que tive a oportunidade de fotografar na volta da viagem.  :heart:

Litoral paulista

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

1 thought on “Campos do Jordão: a Suíça brasileira

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons