Treze Tílias, Santa Catarina: a Áustria brasileira

Oi gente!

Hoje vou dar uma super dica de um lugar que é pouco conhecido pelos brasileiros, mas que é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO para aqueles que, como eu, apreciam a natureza, o capricho e gostam de ser bem tratados sem precisar gastar uma fortuna para isso. Estou falando de Treze Tílias, uma pequena cidade localizada no oeste de Santa Catarina a uma altitude de 796 metros e que ficou conhecida como a “Áustria brasileira”.

É chamada assim porque foi colonizada em sua maioria por imigrantes tiroleses da Áustria que preservam grande parte da cultura até hoje – o que se pode observar pelas construções, música, dança e culinária da cidade.

Treze Tilias

O lugar é pequeno no tamanho, mas enorme no quesito capricho, a começar pelo cuidado das ruas, praças, escolas e espaços públicos. Estive por lá em maio de 2014 e fiquei hospedada no Hotel Alpenrose – que, apesar de antigo, é bem espaçoso e acolhedor, bem no estilo alpino, no centro da cidade. Eu recomendo pelo custo/benefício.

Também visitei o Hotel Schneider, que estava em reforma e fica numa região mais afastada do centro. A proprietária é super simpática e fez questão de mostrar as dependências do hotel, que é muito bonito e possui ambiente familiar, como a maioria dos lugares na cidade.

É claro que eu, chocólatra assumida, aproveitei para fazer umas comprinhas na Indústria de Chocolates Treze Tílias. A qualidade do chocolate é muito boa e tem várias opções de presentes, para todos os gostos e bolsos.  :)

13

Na cidade há muitos artesãos que trabalham com esculturas em madeira e este é um ponto forte do local, preservando a cultura austríaca. Durante o período de carnaval, acontece a semana da escultura no prédio da Secretaria de Turismo – que também abriga uma exposição permanente do trabalho dos artistas locais.

Mas apreciar a natureza também é um programa muito interessante!! :heart:

9

Um ponto turístico maravilhoso em Treze Tílias é o lindíssimo Parque Lindendorf, com 45.000m² de extensão e que abriga a Minicidade num espaço coberto e um restaurante enorme com comida típica austríaca, música e dança, rodeado por um lindo lago. Super divertido!

45

Além do restaurante, o espaço conta com uma estrutura super caprichada e com uma lojinha de artesanato local.

35

O parque também oferece uma trilha para caminhada ecológica, o que é uma ótima ideia depois de se comer tanto “salsichon” no almoço!! :sick:

l (18)

l (19)

l (21)

E por falar em “salsichon”, a gastronomia da cidade é um programa à parte. Quem for a Treze Tílias não pode deixar de conhecer o Restaurante Edelweiss, que oferece vários tipos de pratos, pizzas e petiscos, além do famoso chopp produzido lá mesmo pela Cervejaria Bierbaum. Ambiente super gostoso, aconchegante, super bem decorado, comida muito boa e preço justo. Eu recomendo o chopp de abacaxi, simplesmente uma delícia!

Além disso, a cidade tem um parque aquático chamado Termas de Treze Tílias que funciona de outubro a março. Mas como estive lá fora da temporada, pude aproveitar para saborear um DE-LI-CI-O-SO foundue no restaurante do parque, que também é pizzaria. Além do ambiente aconchegante, também tinha boliche e música ao vivo. Vale muito a pena conhecer, mas tem que fazer reserva antecipada.

Bom, depois de tanta comida, não posso deixar de lembrar que a atividade física é de extrema importância, mesmo quando se está de férias! :tongue:

Tenho certeza de que Treze Tílias tem muito mais para oferecer aos seus visitantes, mas estes foram os lugares que consegui conhecer em dois dias de passeio. Para quem quiser saber mais sobre a cidade, tem uma página bem bacana no Facebook com informações e promoções. Super recomendo!!!

 

1 comentário sobre “Treze Tílias, Santa Catarina: a Áustria brasileira

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons