Serra Gaúcha: Gramado, Canela e São Francisco de Paula

Quem me conhece sabe que sou paranaense, mas meu coração é metade gaúcho. Aprecio muito a cultura deles, as tradições e ADOROOO um churrasco e um bom chimarrão!

Por isso, um lugar que eu super indico para quem quiser fazer um passeio inesquecível é a Serra Gaúcha. Mas, como tem muita coisa para conhecer, neste post vou falar um pouquinho apenas de Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

Conheci estas lindas cidades em 2008 e foi amor à primeira vista. Em pouquíssimos lugares do Brasil se pode ver casas sem portões e grades, pois tem um dos menores índices de violência do país, além de ser tudo extremamente limpo e organizado.

Gramado1

Gramado

E por falar em limpeza, dá só uma olhada nos banheiros públicos de Gramado. Acredite, tinha até música ambiente!!! :wassat:

Sanitario

Sanitario gramado

Como Gramado vive do turismo, os visitantes são muito bem tratados, tanto pelo cuidado na decoração das pousadas e hotéis como na gastronomia – a cidade é repleta de restaurantes onde se pode saborear tanto um delicioso e requintado foundue, como um café colonial que é um verdadeiro exagero (rs). É tudo muito caprichado e planejado para que todos tenham a melhor impressão da cidade.

Pousada

Pousada Típica Gramado

É interessante fazer um city tour com uma das empresas que oferecem este serviço, para se ter uma visão geral das cidades de Gramado e Canela. Os guias são muito bem preparados e contam um pouco da história daquela região. A paisagem é de encher os olhos.

city tour Gramado

Um lugar muito gostoso para passar algum tempo em Gramado é o Lago Negro, onde ao cair da tarde várias pessoas se reúnem para tomar um chimarrão e bater um bom papo. O local tem esse nome em razão das árvores que decoram seu entorno, que foram trazidas da Floresta Negra da Alemanha. Os visitantes ainda podem andar de pedalinho no lago e desfrutar desse visual lindíssimo. Vale a pena!

Lago Negro

Lago Negro1

Gramado é repleta de atrações e lugares para visitar, por isso é importante reservar pelo menos três dias para que se tenha a oportunidade de conhecer tudo o que a cidade tem para oferecer. Uma das atrações interessantes é o Minimundo, um parque que abriga uma cidade construída em miniatura, mas com tudo em pleno funcionamento e ao ar livre. O valor do ingresso vale a visita pelo capricho e a riqueza de detalhes das miniaturas.

Minimundo

Outro lugar que vale a pena a visita é o Mundo a Vapor, um parque temático localizado na rodovia que liga Gramado e Canela e que merece a atenção do visitante pelo menos por uma tarde, que também pode ser aproveitada visitando o museu de automóveis clássicos Hollywood Dream Cars, pois os dois locais são bem próximos um do outro.

Hollywood Dream Cars1

Hollywood Dream Cars

Já em Canela, também existem inúmeras atrações turísticas, dentre as quais eu destaco o parque do Caracol – um lugar magnífico com uma enorme cascata que pode ser acessada através de uma escadaria com 927 degraus, que já vale o passeio só pela atividade física! :biggrin:

Cascata do Caracol

Por do sol Parque do Caracol

A caminho do parque, você pode visitar o Castelinho do Caracol, uma das primeiras residências de Canela, e saborear o famoso Apfelstrudel (torta de maçã com nata ou sorvete de creme) da região. Uma delícia!

Castelinho do Caracol

Um lugar que impressiona pela beleza natural é o Parque da Ferradura, em Canela. Como sou uma apreciadora da natureza, foi de longe o local que eu mais gostei na cidade. A grandeza da paisagem é extraordinária e as trilhas em meio à mata renovam as energias, vale muito a pena conhecer!

Parque da Ferradura

Parque da Ferradura placa

Uma dica para quem quer conhecer Gramado e Canela sem gastar muito, já que a grande maioria dos hotéis e pousadas são caros, é se hospedar em São Francisco de Paula – uma cidade linda com paisagens cinematográficas a 36 km de Canela. Fiquei no Hotel Village da Serra, que tem um excelente custo/benefício, além da proximidade de vários pontos turísticos maravilhosos, como o Lago São Bernardo.

Lago São Bernardo

Também próximo do Lago, quem gosta de um bom churrasco pode saborear uma deliciosa costela na vala no restaurante Pomar Cisne Branco, além de comida campeira em panelas de ferro e apresentações de música gaúcha. Super gostoso!

costelanavala

A cidade ainda tem um atrativo a mais: o Parque das 8 cachoeiras, que oferece várias trilhas muito bem sinalizadas e seguras para quem quiser se aventurar. É claro que eu não ia perder essa, né gente? :tongue:

Parque 8 cachoeiras

Enfim, a Serra Gaúcha tem muito a oferecer aos visitantes e é um lugar de beleza incomparável, onde se pode fazer vários passeios de qualidade e se divertir muito sem precisar gastar nenhuma fortuna, basta saber escolher onde se hospedar e a época do ano (lembrando que o inverno e o período natalino são de altíssima temporada, então tudo é bem mais caro). Também não se esqueça de reservar tudo com antecedência.

Fica a dica!  :wink:

 

6 comentários sobre “Serra Gaúcha: Gramado, Canela e São Francisco de Paula

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons