Painço em grãos para aliviar a TPM

 

Você é daquelas que vira uma leoa (ou fica insuportável e quer explodir tudo e todos) quando entra na TPM? Eu sou assim, então sempre estou procurando alguma coisa (além do chocolate, claro) para aliviar as tensões nesse período tão delicado para nós mulheres. Foi assim que conheci este grãozinho e resolvi experimentar.

Eu encontrei no mercado mesmo, da marca Jasmine (não é merchan, tá?), mas acredito que também seja facilmente encontrado em casas de produtos naturais na sua cidade.

Painço

O painço (o nome é super estranho, mas quer dizer “milho moído”) é um grão originário da Ásia, mas ainda é pouco conhecido pelos brasileiros. Os adeptos do consumo deste grão geralmente utilizam como substituto do arroz, pois é bem mais nutritivo.

Além de ter uma baixa quantidade de gorduras, ser rico em proteínas (12,5 g em cada 100g) e carboidratos (31,8g em cada 100), também possui uma boa quantidade de fibras e de minerais como manganês, magnésio e fósforo.

O grão possui cerca de 120 calorias em 100 gramas – uma opção excelente para quem busca uma alimentação saudável – e também não contém glúten, servindo também para quem sofre de doença celíaca (porém, ele é contraindicado para quem sofre de diverticulite, então atenção!!).

Mas o principal benefício deste grãozinho é para nós, mulheres!! Ele possui uma grande quantidade de tripofano, que ajuda o organismo a produzir serotonina, o hormônio do bem-estar e da tranquilidade. Por isso, use e abuse dele quando estiver naqueles dias terríveis!!! Haha

Eu achei super versátil, porque pode ser utilizado puro, em substituição ao arroz, em saladas, sopas… Mas tem que ser cozido para ficar bem molinho. O sabor é bem suave, então não precisa ter medo de estragar nenhuma receita, ok?

Como aqui em Curitiba está bem frio, eu preparei uma sopa de batata salsa, cenoura e utilizei 1 xícara de painço em grãos. Cozinhei lentamente por cerca de 40 minutos. Ficou uma delícia!!

painço

Gostaram da dica? Me contem nos comentários!!

Beijinhos! :kissing:

 

Fonte de pesquisa: Hospital Sírio-Libanês.

 

 

2 comentários sobre “Painço em grãos para aliviar a TPM

  1. Confesso que não sabia o que era painço Fer. Tenho muita TPM,é incontrolável, não adianta, e já ouvi falar que ter uma alimentação saudável nesse período é essencial . Vou tentar incluir o tal do painço na minha alimentação. Obrigada pela dica. Beijos

    • Eu também nem fazia ideia, Vanessa! Encontrei no mercado e depois fui pesquisar. Tudo o que é natural vale a pena experimentar, não é? Eu também tenho problemas com TPM… rsrsrs
      Beijo!!

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons