Óleo de abacate: para que serve, onde encontrar e como utilizar

Muito se tem falado do óleo de abacate, mas vocês sabem quais são os benefícios que ele pode proporcionar para a saúde, como ele é obtido e de que forma podemos utilizá-lo? Para responder estas e outras questões, eu fiz uma boa pesquisa e trouxe algumas informações importantes para vocês que acompanham o Escolha Inteligente – afinal, informação é poder, não é?

Benefícios

O óleo de abacate é classificado como um óleo vegetal e possui em sua composição várias substâncias como lecitinas, fitoesteróis, aminoácidos, gorduras monoinsaturadas, vitamina A e um alto teor de vitamina E (praticamente o dobro do óleo de semente de uva). Ajuda no controle dos níveis de colesterol, na prevenção do câncer de próstata e também previne o envelhecimento das células, sendo um excelente auxiliar nos cuidados com a pele e cabelos, inclusive.

óleo de abacate

Extração

O óleo de abacate normalmente é extraído de forma artesanal, através da pressão a frio da polpa da fruta, que pode ser feita na centrífuga ou manualmente, com a ajuda de um pilão. Depois de feita a massa, basta espalhar uma fina camada numa forma e levar ao forno por aproximadamente 5 horas, em fogo baixíssimo (máximo de 50º), para que seque. Quando estiver com uma coloração marrom e bem seco, raspa-se com uma espátula e leva-se a um pano seco, espremendo manualmente para a extração do óleo.

Utilização

Por ser um óleo estável em altas temperaturas, assim como o óleo de coco, também pode ser utilizado no preparo de frituras, pães, bolos – além de saladas e para finalizar pratos. E ainda ajuda a emagrecer!

Mas como a extração do óleo de abacate é um processo demorado e trabalhoso, eu geralmente compro em lojas de produtos naturais, que vendem tanto na forma líquida como em cápsulas – o que facilita muito o consumo em razão da correria nossa de cada dia, né gente?

É importante lembrar que o óleo de abacate, como toda gordura, deve ser consumido com moderação. A quantidade indicada é de 1 colher de sopa por dia ou 2 cápsulas (2 vezes ao dia, com as refeições).

 

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

2 thoughts on “Óleo de abacate: para que serve, onde encontrar e como utilizar

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons