Conheça os benefícios do óleo de coco

Quem nunca ouviu falar dele, não é? O consumo do óleo de coco está super em alta hoje em dia, mas será mesmo que ele traz algum benefício para a saúde? Pensando nisso eu resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto e compartilhar com vocês algumas informações importantes, mas de maneira acessível.

O óleo de coco é extraído da polpa da fruta, que pode ser refinado ou extravirgem. A diferença está no processo de extração: o extravirgem é extraído a frio, por isso é mais saudável. Por conter alta concentração de gorduras saturadas (cerca de 90%), pode ser utilizado inclusive nas frituras em substituição ao óleo vegetal hidrogenado, pois é altamente estável em altas temperaturas e não se transforma em gordura trans**.

Para quem está buscando a perda de peso, o óleo de coco pode ser um excelente aliado, pois além de promover maior saciedade, evitando aqueles momentos de compulsão alimentar, é rico em ácidos graxos de cadeia média* – que são convertidos em energia mais rapidamente, fazendo com que não haja acúmulo de gordura no organismo.

O ácido láurico, que é um dos ácidos graxos de cadeia média presentes no óleo de coco (cerca de 45% de sua composição), também é encontrado no leite materno e ajuda a proteger o sistema imunológico e a prevenir vários tipos de doenças.

Mas é importante lembrar que o óleo de coco é um tipo de gordura saturada e, portanto, deve ser consumido com moderação (a quantidade recomendada é de 1 colher de sopa por dia). Eu costumo utilizá-lo no preparo de bolos e pães, em substituição ao azeite, em refogados, vitaminas e até mesmo no café.

Fica a dica!

*TCM = triglicerídeos de cadeia média, que são gorduras levadas pela corrente sanguínea diretamente para o fígado, onde são utilizados como fonte de energia e não se acumulam no organismo.

** A gordura trans é a gordura vegetal hidrogenada, que é extremamente prejudicial, pois não é sintetizada pelo organismo. Por isso não é indicado preparar receitas com margarina (que é gordura vegetal hidrogenada) e sim com manteiga.

2 comentários sobre “Conheça os benefícios do óleo de coco

  1. Por orientação da nutricionista estou tomando uma colher de café de óleo de coco antes das refeições e realmente me sinto bem. Bom saber que tem tantos benefícios. Obrigada por compartilhar as informações.

    Beijos

    Vanessa Brollo

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons