Cravo, canela e anis estrelado: propriedades e benefícios

Em nossa alimentação diária nós costumamos consumir diversas especiarias, mas dificilmente paramos para pensar de onde elas vêm e quais os benefícios que podem nos proporcionar, não é mesmo?

Pensando nisso, resolvi separar as 3 especiarias que mais gosto de utilizar no meu dia-a-dia para falar um pouquinho sobre suas propriedades e benefícios que elas proporcionam para o nosso organismo: o cravo, a canela e o anis estrelado.

Canela

A canela é uma especiaria nativa do sul da Ásia, obtida através da casca da árvore, que geralmente é comercializada em pedaços ou em pó. Por possuir um aroma bem característico e um sabor marcante, a canela é ideal para o preparo de doces e bebidas – mas também é utilizada na fabricação de medicamentos e na indústria de cosméticos.

Encontrei um vídeo bem interessante sobre o processo de extração da canela nas florestas da Indonésia, para ficar mais fácil de compreender de onde ela vem.

A canela é um excelente anticoagulante, por isso pode ser utilizada para aliviar os problemas causados pela má circulação sanguínea e para evitar as temidas varizes. Também possui uma substância chamada cinnamtannin, que ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, sendo indicada para quem sofre de diabetes tipo 2.

Além disso, a canela tem propriedades antimicrobianas, podendo ser utilizada na conservação de alimentos, e também é antioxidante – prevenindo o envelhecimento precoce das células.

Cravo

O cravo (ou cravo-da-índia) é uma especiaria obtida através do botão da flor do craveiro, quando seca. É utilizado desde a antiguidade de forma medicinal e também em diversos tipos de alimentos, como condimento.

cravo

O cravo possui propriedades antissépticas, sendo utilizado para prevenir o mau-hálito e também funciona como anestésico, anti-inflamatório e antibacteriano. Além disso, é rico em uma substância chamada eugenol, que funciona como anticoagulante e é indicada para quem tem problemas cardíacos.

O cravo também possui flavonóides, que têm efeito antioxidante e previnem doenças.

Anis estrelado

O anis estrelado (ou estrela-de-anis) é uma planta originária da China e do Vietnã, muito utilizada para produção de óleos essenciais e para aromatizar bebidas, mas também possui uso culinário e medicinal.

anis estrelado

O anis estrelado é utilizado geralmente para o preparo de chás e infusões, inclusive podendo ser adicionado no famoso chimarrão do Sul do Brasil, enriquecendo a bebida com aroma e sabor. Possui efeito digestivo, auxiliando no tratamento de problemas estomacais e também é usado para prevenir gripes e resfriados.

Além disso, o anis estrelado serve para aumentar a produção de leite em mulheres na fase de amamentação, pois é rico em propriedades estrogênicas, mas deve ser consumido com moderação, principalmente pelas crianças.

Também é importante lembrar que existem dois tipos de anis estrelado: um originário da China e outro do Japão. O que pode ser consumido é o Illicium verum, que é originário da China, e não o Illicium anisatumoriginário do Japão, pois este contém uma substância tóxica imprópria para consumo.

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

4 thoughts on “Cravo, canela e anis estrelado: propriedades e benefícios

  1. Adoro canela para preparar bolo, colocar na banana…Bom saber que é assim tão saudável. O anis, apesar de não gostar do sabor, pode ser interessante para chás hein? Vou tentar não ter mais preconceito rsrsrs. Obrigada por compartilhar

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons