Leite de aveia: conheça os benefícios e aprenda a preparar em casa

Os leites vegetais nunca estiveram tão em alta e não é por acaso, pois oferecem uma boa quantidade de nutrientes e não possuem lactose, sendo muito úteis na dieta de quem não pode consumir esta substância. Além disso, são saborosos e podem ser utilizados em diversas receitas.

Um exemplo de praticidade é o leite de aveia, que de todos os leites vegetais é o mais barato. Apesar de não ser o meu preferido no quesito sabor, mesmo assim eu consigo consumi-lo em vitaminas de frutas e receitas diversas sem nenhum problema.

A aveia é rica em vitamina A, B e E, proteína, fibras alimentares e cálcio, além de vários outros minerais. Faz bem para a pele e os cabelos, ajuda a emagrecer e ainda dá aquela forcinha para quem precisa diminuir o colesterol.

Para preparar o leite de aveia em casa, basta deixar de molho uma xícara de aveia em flocos por cerca de 2 horas em 4 xícaras de água, bater tudo no liquidificador e depois coar num pano limpo (eu uso um coador de pano). Se achar que ficou muito denso (porque o amido passa para a água), pode adicionar mais um pouco de água até chegar ao ponto que deseja ou apenas misturar bem com uma colher para ficar com um aspecto mais líquido.

Caso prefira consumi-lo puro, dá para adicionar extrato de baunilha e adoçar a gosto. Ele pode ser conservado na geladeira por até 3 dias.

Mas atenção! Vale lembrar que apesar de não conter lactose, o leite de aveia contém glúten, não sendo indicado para quem possui algum tipo de intolerância.

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

4 thoughts on “Leite de aveia: conheça os benefícios e aprenda a preparar em casa

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons