A cúrcuma e seus benefícios

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra ou gengibre amarelo, é uma raiz originária da Ásia e cultivada há milênios, sendo muito conhecida por suas propriedades medicinais e pelo seu alto poder anti-inflamatório.

Esta especiaria é rica em vitamina C, ferro, niacina, potássio e fósforo, sendo muito benéfica para a prevenção de alguns tipos de câncer e de doenças como a artrite, por exemplo.

Existem também alguns estudos que comprovam a eficácia da cúrcuma tanto no tratamento de doenças cardiovasculares quanto na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

A substância ativa responsável pelas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da cúrcuma se chama curcumina e é ela que confere a cor laranja à raiz.

A cúrcuma pode ser utilizada de várias maneiras, podendo ser ralada fresca e misturada em saladas e outras receitas ou utilizada em forma de pó, no preparo de bebidas e dos alimentos em geral. Eu adoro colocar no arroz, fica saboroso e com uma coloração bem amarelinha.

Na Índia, a cúrcuma é muito usada para a fabricação do curry, um dos temperos mais consumidos pela culinária asiática, que é composto por cúrcuma, gengibre, alguns tipos de pimenta e outras especiarias.

saffron-454327_1280

O consumo indicado de cúrcuma é de aproximadamente uma colher de chá por dia e seu uso não é recomendado para gestantes ou lactantes sem recomendação médica, assim como para pessoas que fazem uso de anticoagulantes.

Vale lembrar que o consumo excessivo pode causar problemas no estômago.

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons