Manteiga Ghee: aprenda o que é e como fazer em casa

Ghee, Ghi ou simplesmente manteiga clarificada. Você com certeza já ouviu falar, mas será que já sabe do que se trata?

Eu percebi que vários programas de conteúdo culinário utilizam este tipo de manteiga nas receitas, então fiquei curiosa para saber onde encontrá-la. Para minha surpresa, descobri que se trata simplesmente da gordura da manteiga, sem a água, lactose e demais componentes sólidos, que são retirados através do aquecimento e filtragem.

O que nos parece uma novidade já é amplamente conhecido e consumido na medicina tradicional indiana há milênios. Eles a consideram um alimento rejuvenescedor e com propriedades terapêuticas, costumando chamá-la de “ouro líquido”.

A grande vantagem da manteiga Ghee (se pronuncia “gui”) é que ela pode ser consumida por quem têm intolerância à lactose e também é mais saudável do que a manteiga tradicional. Pode inclusive ser utilizada em diversas receitas, pois suporta altas temperaturas sem saturar e pode ser conservada tanto na geladeira quanto em temperatura ambiente. Quanto à validade, alguns dizem que é indeterminada, pois não fica rançosa – mas ainda preciso testar quanto tempo ela dura. Depois volto para contar, ok?

Bom, agora que você já sabe o que é a manteiga clarificada, vamos aprender a preparar em casa? É um método bem artesanal e simples, que dura ao todo uns 30 minutinhos.

Passo a passo:

Para fazer aproximadamente 500g de Ghee, você vai precisar de 3 tabletes de manteiga.

Coloque os tabletes em uma panela inox e cozinhe em banho maria (fogo médio) até derreter toda a manteiga e formar uma espuma branca por cima. Deixe ferver por cerca de 20 minutos e desligue o fogo.

Você irá perceber que a manteiga ficou dividida em três camadas: uma espuma branca (a gordura saturada), o óleo (Ghee) e resíduos de leite embaixo.

Deixe esfriar um pouco e retire com cuidado toda a espuma branca (com uma colher ou escumadeira de inox).

Depois, com a ajuda de uma peneira fina ou um pano, coe a manteiga em um recipiente, desprezando aquela parte final esbranquiçada.

O produto é melhor conservado em um recipiente bem fechado. Se ficar em temperatura ambiente, permanecerá na forma líquida. Na geladeira ficará com a consistência mais cremosa.

Viu como é simples?

A manteiga Ghee é rica em vitaminas e gorduras “do bem”, mas não podemos esquecer que é gordura e, como tal, possui muitas calorias e deve ser consumida com moderação.

Se você ainda ficou com dúvidas, que tal acessar nosso canal no Youtube e conferir o passo a passo?

Gostou do post? Então compartilhe com os amigos!

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

6 thoughts on “Manteiga Ghee: aprenda o que é e como fazer em casa

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons