Por que algumas pessoas tem o hábito de morder os lábios?

 

Morder os lábios ou a mucosa da bochecha é um hábito mais comum do que muitos imaginam, embora esse assunto não seja tão conhecido e comentado quanto roer as unhas, por exemplo. Eu percebi ao longo da minha vida que tinha este péssimo hábito, então resolvi pesquisar mais a fundo as origens e também o que pode ser feito para resolver este problema.

Enquanto pesquisava, pude constatar que inúmeras pessoas fizeram deste hábito um comportamento compulsivo, mordendo os lábios até se machucarem de fato. Isso é realmente preocupante porque muitos não buscam o tratamento adequado e passam a vida toda se mutilando sem saber qual a razão deste comportamento – e o pior – sem buscar ajuda.

Mas afinal, por que as pessoas têm estas “manias”? Bem, o motivo normalmente se resume em duas palavras: estresse e ansiedade. Enquanto estas duas situações não forem investigadas e tratadas da maneira adequada, é bem possível que os comportamentos compulsivos não tenham uma melhora eficaz.

Quem tem o costume de morder os lábios pode ter também outro hábito conhecido como bruxismo – um apertar ou ranger os dentes enquanto dorme – que com o tempo pode acarretar tanto o desgaste dos dentes quanto dores nos maxilares e na cabeça.

Se você tem esse costume e se sente incomodado com isso, aqui vão algumas dicas:

  • procure inicialmente um dentista e peça a ele que faça uma avaliação para que possa constatar o problema e indicar o uso de placas ou aparelhos para minimizar os prejuízos causados por estes comportamentos.
  • como solução paliativa, eu recomendo escovar os dentes várias vezes por dia e ter sempre à mão um emoliente para os lábios, como manteiga de cacau por exemplo, que dá uma sensação de conforto maior e desvia o foco de morder os lábios. Pelo menos para mim funciona muito bem.
  • procure também analisar o que está causando estresse ou ansiedade em sua vida e se ocupe buscando soluções para estas situações, pois se a causa não for tratada, estes comportamentos só tendem a piorar cada vez mais. Não tenha vergonha de procurar ajuda de um psicólogo se não está conseguindo lidar com algumas questões, ele certamente poderá te ajudar.
  • ocupe sua mente com aquilo que te faz feliz. Se está insatisfeito com seu trabalho, considere mudar de emprego. Se isso não for possível, faça alguma atividade prazerosa em seus momentos de folga, procure algo que te traga alegria e motivação.

É importante compreender que todos passamos por situações de estresse e ansiedade na vida e dificilmente conseguiremos passar por estes momentos sem sentir os efeitos no nosso organismo. Porém, devemos nos preocupar em buscar soluções para os problemas e não somente ficar pensando neles o tempo todo. Não é tarefa fácil, mas devemos nos esforçar para manter o controle.

É importante também fortalecer o espírito, seja com leitura, meditação ou oração. Como seres humanos, nós precisamos ter um contato com o divino, seja qual for sua crença ou religião. Isso é essencial para se manter o equilíbrio diante das dificuldades da vida.

“Procura a paz, e segue-a.” Salmos 34:14

 

108 comentários sobre “Por que algumas pessoas tem o hábito de morder os lábios?

  1. Excelente matéria!
    Tenho 56 anos e há muito tempo tenho esse péssimo hábito de morder os lábios à noite.
    Vou procurar a minha dentista para ela fazer uma avaliação.
    Grata pela dica.
    Beijo!😘

  2. Olá, também mordo a mucosa da boca ,as vezes nem percebo que estou mordendo, quando percebo até quero para mas não consigo parece compulsão mesmo me sinto muito mal com isso ,o que posso fazer para parar me ajuda por favor..
    Isso é uma briga com o meu noivo e meus pais. Pq sai tanto sangue que às vezes suja o rosto, ou quando eu falo a língua tá cheia de sangue.

  3. Oi…meu nome é Kelly, tenho 34 anos e quando eu era criança eu roia as unhas, minha mãe usou um remédio para eu parar de roer as unhas e depois que parei , passei a morder a boca, ou seja , a mania só foi transferida. Meu marido briga comigo pra eu parar, mas não consigo, sou professora e esses dias fui fazer a prova, geralmente, o resultado sai no mesmo dia, mas desta não. Acho que foi isso que me fez morder a boca nessa semana, ainda estou aguardando o resultado da prova, porém, com os lábios todo mordido . Eu queria muito parar com essa mania, já tentei várias vezes, mas não consigo.

  4. Boa noite tenho esse maldito problema, não e só a bochecha, mordo a língua também, sangra muito as vezes até uso objetos como tesouras e alicates.
    Não sei mais o que fazer tenho vergonha disso. Ninguém sabe disso, fico horas e horas puxando a peles da bochecha e Lígia com a mão,unhas, dentes e outros objetos

  5. Olá, também mordo a lateral da boca ,as vezes nem percebo que estou mordendo, quando percebo até quero para mas não consigo parece compulsão mesmo me sinto muito mal com isso ,o que posso fazer para parar me ajuda por favor..

      • É engraçado pensar que, apesar de tudo o que dizem, eu gosto. Meus lábios estão sempre ressecados, o que faz com que eu não hesite, acabo arrancando toda a pele do mesmo, puxo meus lábios os esticando pra que eu sinta aquela sensação que da, e quando sangra… eu não sei… Eu não sou uma pessoa ansiosa! Nem “estressada”, não faço por stress ou ansiedade, anyway, nem sei por que fiz esse comentário afinal, mas, talvez alguém que leia esse comentário possa se identificar essria ótimo saber que não sou a única, enfim…

  6. Ah. Eu tenho isso.
    Meus lábios e línguas estão machucados por isso já faz um ano ou mais.
    E tenho bruxismo.
    E só tenho 12 anos.
    Isso é de 2014, eu nem sei o motivo de eu estar comentando..

    • Oi Valentina! Obrigada pelo comentário (embora o post seja antigo, ainda é o mais acessado do blog, o que mostra que muita gente tem essa mania). Beijo!!

      • Oi meu nome Isabel tenho 12 anos e eu fico tirando a pelinha da minha boca já faz um bom tempo que faço isso.as fezes sangra tmb,e queria MT parar com isso!!!
        Não sei se é anciedade ou nervoso,queria saber alguma dica boa para mim parar com esse vício pfvr!!

        Obg

  7. Olá. Sofro disso. Parece um vício. Quando eu estou frustrada, geralmente quando tenho muito trabalho a fazer, q não sei por onde começar, e sei que é impossível fazer tudo, eu fico parada, sem conseguir começar a trabalhar e fico silenciosamente mordendo o interior da minha boca… todos meus dentes mordendo todos as minhas mucosas. bochechas e língua sangram. Eu sei nas primeiras mordidas q eu devo parar, pois as consequencias são terríveis, me deixando em torno de uma semana com a boca toda infeccionada, um processo doloroso demais q tira a vontade de eu viver, pois é uma tortura conviver com aquela dor constante até sarar, que piora quando eu tenho que comer ou falar. Mas na hora que estou mordendo, mesmo sabendo das consequencias terríveis, eu continuo, e sinto prazer em sentir aquela dor do momento em que estou mordendo. Isso mesmo. No momento q mordo sinto prazer naquela dor e quero continuar me mordendo e me mordendo. Tenho cicatrizes grossas e esbranquiçadas na minha boca. E procuro sempre me controlar, pensando na dor das infecções depois. E geralmente tenho conseguido me controlar. Mas as vezes não consigo me controlar. Hoje é quarta e estou sofrendo dores terríveis pq não consegui me controlar num momento estressante de sábado. E estou com o propósito de que será a ultima vez q eu me lesione desse jeito. Acredito em mim, pois já fiquei mais de meio ano sem fazer isso comigo. Mas parece um vício… e me sensuro por ter sido fraca a cada vez q me lesiono… Tenho 36 anos, mãe de 2 crianças pequenas, casada, dona de casa e funcionária pública, sem nenhum vicio ilícito, nem bebo alcool, odeio cigarro… E me mordo quando estou frustrada demais ao estar sobrecarregada demais…

  8. Marcia
    Tenho 46 anos, mordo os lábios por dentro, ate ficar parecendo uma afita.
    Sou muito ansiosa, não consigo emprego. As vezes qdo não e os lábios, são as unhas, mas eu não e roer, não posso deixar crescer muito, pq cutuco as unhas nos ombros ate machucar….kkkkkk

  9. Eu tenho mania de morder as bochechas até sangrar, eu acho q é ansiedade, n consigo controlar, eu fui no dentista pra ver e ele disse q n tinha o q fazer, antes eu comia unha e consegui parar, depois passei a morder as bochechas… quando percebo já mordi…preciso de um help… usar alguma placa q me impeça de morder, ou q me lembre de n morder…n aguento mais…

  10. tenho 34 Anos e desde os 20 tenho esse hàbito, mordo meus labios e bochecha até sangrar, já tentei parar por diversas vezes, mais esse vicio se torna mais forte que eu, nem quando decidi parar de fumar e beber tive tanto trabalho, alguem ai pra me ajudar…

  11. Tenho 30 anos e tenho o hábito de morder os lábios acredito que desde os 9 anos, além disso tenho bruxismo. Como venho de uma família de dentistas uso placas de silicone para reduzir o desgastes nos dentes.

    A única coisa que eu fiz (3 sessões) que realmente me ajudou foi a microfisioterapia, pois desativa/desprograma o que me leva a este comportamento. Porém, sinto que alguma coisa ativa de novo (ainda não descobri qual é) e preciso de outra consulta para equilibrar a situação.

    Espero que na cidade que vcs moram tenham algum profissional capacitado, pois no local que estou morando agora não tem nenhum e estou desesperada procurando por outras opções.

    • Oi Erica! Conheço a microfisioterapia, é muito bom mesmo. Pena que nem todos conseguem ter acesso a este tipo de tratamento, pois ajuda em inúmeros problemas. Obrigada pela dica e pela visita no blog. Beijos!

  12. Tenho 27 anos e desde de sempre mordo meus lábios. Já fui ao meu dentista e tenho bruxismo. Lembro-me que parei de morder os lábios quando usei aparelho ortodôntico por 5 anos. Terminei o tratamento e voltei a morder meus lábios. Hoje não tenho mais o aparelho pro bruxismo e meu dentista orçou um pra mim que custa R$280,00 rs mas como a grana ta curta pra todo mundo ainda não consegui comprar Rs. Mrdo tanto meus lábios que chegam a sangrar.

  13. Olá criei uma mania horrível de morder os lábios não muito mas também tenho bruxismo. Então é nisso reparei que eu tenho uma mania horrível de morder um só lugar e nele tem um ponto vermelho pareci ferida por baixo e desde entao evito ao maximo morder

    • Oi Laysla! Obrigada pela visita no blog e pelo comentário. Cuidado mesmo em fazer feridas na mucosa da boca, pois é perigoso. Procure um dentista e peça para ele dar uma olhada. Beijos!!

  14. Acho que meu caso é um pouco diferente, tenho muita obecessão por lábios. Eu, várias vezes por dia, acabo esticando eles com os dedos para que fiquem com um formado “enrrugado” e também fico mordendo, passando as unhas, e machucando-os com outros objetos, mas nunca chegou a sangrar ou fazer bolhas. O pior é que eu não me sinto incomodado com isso, muito pelo contrário, sinto prazer. Acho que essa mania minha tem a ver com um acidente que aconteceu quando eu tinha uns 5 anos, eu caí de cara no chão e isso fez com que uma parte parte do meu lábio inferior literalmente ficasse aberta. Depois que curou, meus lábios ficaram um pouco maiores e isso me incomodava muito, acha feio de mais e que chamava muita atenção, acredito que eu até exagerava pois são grandes mas proporcionais ao meu rosto. Hoje o tamanho não me incomoda mas tenho essa mania de torturar meus lábios, querer machuca-los e sentir um pouco de dor. Esqueci de falar, mas eu tenho MUITA agonia de pessoas com lábios pequenos e finos, não consigo explicar isso, mas é horrivel, têm vezes em que eu não posso nem olhar pra pessoa que eu fico muito incomodado. Um exemplo é um youtuber chamado Christian Figueiredo, não acompanho seus vídeos mas quando compartilham fotos dele nas redes sociais e eu vejo eu quase morro de agonia. Já pensei em procurar ajuda, principalmente por outros problemas meus, como a misofonia, mas tenho apenas 16 anos e meus pais acham que psicológo é coisa do demônio. Que eles querem moldar a cabeça das pessoas. Eu não sei de onde eles tiraram toda essa teoria da conspiração mas estão muito convictos sobre isso. O que eu faço? Me ajudem, por favor.
    P.S: adorei o blog!

    • Oi Eduardo! É, realmente seu caso é mais complicado mesmo e vc precisa de um acompanhamento profissional. Acho que somente a plaquinha de silicone não conseguiria te ajudar. Aconselho a ter uma boa conversa com seus pais e pedir ajuda. Leia bastante também e procure se informar sobre os tratamentos. Não fique procurando aquilo que te traz agonia. Procure relaxar, ouvir uma boa música, orar e não passe muito tempo na internet, porque não faz bem mesmo. Cuide da sua saúde mental e espiritual, o resto será consequência. Beijos!

    • Isso foi a praticamente um ano, mas vou responder. Eu também tive um acidente que abriu meu lábio inferior, foi a uns 2 anos atrás…bem, no começo eu odiava meus lábios maiores e queria que fossem bem fininhos também, agr já me acostumei…mas o problema é o mesmo que o seu, acho que maior, eu procuro também sentir dor nos lábios, e machucá-los com qualquer coisa, mas os meus sempre sangram muito e ficam com marcas que demoram pra sair…

  15. Olá Fernanda, minha mania é pior,pq desde de pequeno eu mordo com as unhas eu fico fazendo feridas e com palito de dente quebrado ao meio fico forçando a ferida. Consegui parar com os palitos, mas quando minhas unhas crescem e a ansiedade junto faz que eu sempre no msm local do lábio nos 17 anos de vida e 8 anos com essa mania. O que posso fazer para parar com isso? Meu namoro de 7 meses acabou por causa disso,entre outros relacionamentos ficaram tensos. Neste momento que estou escrevendo eu estou querendo continuar até sangrar. Me ajude.

    • Oi Maxsuel! Obrigada pelo comentário. Realmente seu caso é bem diferente e acredito que se trate de um problema de ansiedade mesmo. Você deveria buscar algum tipo de terapia onde vc pudesse conversar e compartilhar seus problemas, quem sabe isso pudesse te ajudar a vencer essa mania. Abraço!

    • Psicólogo não!!!! Vai logo no psiquiatra que ele vai tratar direto teu problema com algum medicamento, ai depois de feito isso você vai no psicólogo pra manter seu novo comportamento.

  16. Eu mordo os lábios e a bochecha também (interior), consigo ficar alguns dias sem morder, e percebi que vai ficando um tanto de pele nas ferias, isso quer dizer que esta voltando ao normal?as feridas somem se eu parar?

  17. Oi Fernanda, obrigada pela ajuda com seu Blog ao falar desse assunto. Também tenho essa mania desde criança é horrível sinto que é um vício. No meu caso as crises vem em situações onde o estresse já está ponta!!! Ai sobre para a parte interna da minha boca é como se eu estivesse descarregando ou aliviando o meu stress por este meio. Vejo que muitas pessoas sofrem desta mania, já não me sinto a única e agora vou saber lidar melhor com isso.
    Ah uma coisa que ajuda muito é orar ou descarregar em Deus os problemas, se isto não for possível coloque em cima da ferida do lado interno da boca algodão encharcado de afitine de modo que cubra toda a ferida e não deixe a gente ficar arrancando e comendo os pedacinhos e se beliscar também funciona.

  18. Pelos comentários aqui deixados vejo que não sou a única. Ufa. Mas incomoda muito. Já cheguei a achar que não tenho cura. Vou procurar um dentista conforme sugerido. Obrigada.

  19. Olá Fernanda, tenho 17 anos, comecei com isso com 14 anos. É, não faz muito tempo, só que o meu é na parte exterior, nas laterais da boca sabe?
    Então… fiz isso pela primeira vez quando tinha 14 anos, percebi irritação na boca, fui olhar no espelho e parei, 1 ano depois, percebi as vezes eu fazendo de novo, só que dessa vez no interior da bochecha também, e eu não ligava, pois parecia normal, como roer unhas. aí mais pra frente comecei a o couro dos meus dedos roídos (na parte que o couro é mais duro, sabe?) aí parei com essa mania, nem me lembrava mais. Aí dia 22/08/2016 (hoje é 26/08/2016) comecei com isso de novo, e sim, to com a mania a 4 dias seguidos, e minha boca tá estranha demais. Tenho medo de minha boca ficar deformado, ou algo do tipo. Tipo, sou homem mais sou bem tímido, estressado, sinto muito nervosismo, e tédio . Vi você aconselhando a plaquinha de silicone, mais eu queria algo que pudesse para com isso de forma mais natural possível ( tipo, se fosse por causa do tédio: algo para me distrair ) Obrigado pela oportunidade e desabafo rs

    • Oi Guilherme! Já pensou em fazer terapia? Parece brincadeira, mas ajuda muito se seu problema for ansiedade/tédio ou nervosismo. Conversar com alguém é a chave para nos conhecermos melhor e aprendermos a lidar com as situações da vida. Obrigada pela visita no blog!

  20. Oi Fernanda, meu nome é Renata, tenho 19 anos e desde bem pequena mordo a parte interna da minha boca, isso até sangrar, acho q até msmo qdo sangra ñ consigo parar. Sinto até vergonha, às vezes conversando com meu namorado me pego com a boca torta me mordendo…Aff, odeio isso! me ajuda?!

    • Oi Renata! Olha, o que tem me ajudado é justamente aquela plaquinha de silicone que meu dentista sugeriu. Converse com o seu e comece a usar também. Você vai ver como vai melhorar. Beijos!

  21. Eu também mordo a bochecha, nunca sangra, mas é um habito que muitas vezes nem percebo e quando me dou por conta la estou eu. Eu fico mordendo pequenos pedacinhos da mucosa, acho que ajudaria se escova-se mais os dentes e a bochecha. Em geral escovo duas vezes ao dia. Eu tiro estes pedacinhos e fico comprimindo este corinho entre o canino superior e inferior ele meio que gruda ai solto ele, uma espécie de bruxismo consciente. Reparo também que as vezes que mordo os lábios é porque estão ressecados e a pele se solta ai mordo. Isso pode ser evitado tomando mais água.

  22. Tenho a mania de morder o interior da bochecha até sangrar, morder afta até sangrar e enfiar a unha na gengiva até sangrar. Pode parecer que dói, mas não, na verdade me sinto bem fazendo isso, parece que meu corpo pede, sabe?
    Li em um site que isso pode ser chamado de Transtorno de Personalidade Borderline. Falava também que isso é comum em pessoas que tem problemas em controlar a alimentação, que tem bipolarismo, depressão…
    Tem algum jeito de eu parar de fazer isso? Algum remédio?

    • Oi Natasha, tudo bem? Então, se você der uma olhadinha nos comentários, eu sempre indico uma plaquinha de silicone que tem me ajudado bastante. Converse com seu dentista. Não precisa tomar remédios, isso é um hábito, não uma doença. Beijos!

  23. Olá Fernanda, tenho 46 anos e tenho bruxismo cêntrico, mordo os lábios direto, uso a placa para dormir, mas gostaria de uma que pudesse usar durante o dia(sem ficar feio), pois trabalho com público, faço uso de antidepressivo e remédio para dormir, nem sei quantos anos faz, mas mais de 15 com certeza, sinto muitas dores de cabeça, o que estou fazendo para melhorar é yôga, eu faço em casa mesmo(videos youtube), está me ajudando muito, to sempre procurando algo que me ajude nisso, se não eu piro. obrigada

    • Oi Tilda! Sei bem como se sente!! Infelizmente a placa é uma só e acredito que não haja outro modelo. Fica feio mesmo, quando tenho que atender alguém não consigo usar. Mas se eu souber de alguma outra solução, te mando um e-mail. Yoga é excelente para acalmar e nos deixa mais concentrados. Obrigada pela visita no blog! Beijos!

  24. Tenho 17 anos.. tenho essa mania há tanto tempo que nem me lembro como ou com que idade comecei… as vezes começo a me morder e nem percebo.. mordo até mesmo um dos lados da minha língua… minha mãe briga muito comigo… e faço de tudo pra parar.. inclusive uso o batom de cacau… mesmo assim não consigo!

    • Olá Neila! Você já desenvolveu um hábito, mas sempre há tempo de parar. Procure seu dentista, converse com ele e quem sabe ele poderá te auxiliar. Beijos!

  25. Oie Fernanda, tenho 16 anos e desde os 4 ou 5 mordo os lábios (na parte de dentro da boca) e as bochechas, até hoje já tentei parar, meus pais sempre disseram que ia virar uma mania e foi o que ocorreu, sempre que eu decido parar me pego entortando a boca e mordendo-a, sofro com muitas aftas (inclusive neste momento) devido a isso, não consigo comer por causa da dor e mesmo assim continuo mordendo, não sei o que faço, se puder me ajude :c

    • Oi Ester! Olha, eu costumo indicar às pessoas que procurem seu dentista e façam uma plaquinha de silicone para usar durante a noite (ou até mesmo durante o dia). Ela ajuda a perdermos este hábito. Eu também mordo minha boca quando estou ansiosa, mas a plaquinha não deixa, então tem funcionado muito bem para mim. O preço é variável, mas acredito que a partir de 150 reais você consiga fazer, vai depender da cidade onde você mora. Espero ter ajudado. Beijos e obrigada pela visita no blog!

  26. Tenho 12 anos e já faz algum tempo que mordo os lábios, mas tem uma diferença, eu não paro e nunca sangrou…. Quando dói, eu dou uma pausa e e depois continuo… Me dá um conselho? Se eu fizer isso na frente da pessoa que eu gosto, ela me acha estranho? (Eu sei que essa pergunta é fora de assunto, mas pf)

    • Guilherme, esta é uma mania que pode causar problemas futuros pra você, então independente do que as pessoas acham disso, eu te aconselho a conversar com seu dentista e procurar parar de machucar seus lábios, principalmente porque você ainda é bem jovem e é mais fácil deixar de lado um hábito ruim.

  27. Sem desmerecer todos demais comentários, minha opinião é bem singela e prática: boa parte das pessoas – homens e mulheres – mordem os lábios por tesão e suas variantes e/ou medo e suas variantes.

  28. Tenho 22 anos e há muito tempo sofro com a mania de roer os lábios e bochecha, me machuco muito e sangra.
    Desde a infância tenho bruxismo, mas não me considero uma pessoa ansiosa, nem preocupada demais. Me pego roendo a boca quando estou concentrada. Isso é normal?

    • Oi Jhenifer! Bom, normal não é, mas é muito comum (é só vc ver a quantidade de comentários que tem neste post). Eu aconselho vc procurar seu dentista e fazer uma plaquinha de silicone para proteger suas bochechas. Eu uso e para mim tem sido muito bom! Espero ter ajudado. Beijos e obrigada pela visita no blog!

  29. As vezes (sempre) me pego mordendo tanto os lábios, como bochechas, e só paro quando começa a sangrar. Isso de uma certa forma me deixa menos estressada mas por outro lado sinto muito incômodo com esse hábito.

  30. Tenho 20 anos e já faz alguns anos que tenho mania de morder o interior das bochechas. Senti um desconforto esses últimos dias e fui olhar no espelho. Percebi que estou com um corte alongado um pouco profundo. Resolvi parar hoje mesmo com essa mania e me policiar para não virar algo maior. Agora minha preocupação é procurar algo pra cicatrizar isso.

    • Oi Diego! Obrigada pela visita e pelo comentário. Aconselho que procure um dentista e ele fará uma plaquinha para você utilizar quando tiver necessidade. Para mim tem funcionado bem. Eu uso nos momentos em que estou mais ansiosa e começo a morder as bochechas, a plaquinha não deixa. Abraço!

  31. Ola Fernanda . Desde criança que tenho o habito de roer unhas. Quando tinha por volta de 20 anos, apareceu uma bolhinha por dentro da boca então estourei, dai não parei mas de morder, isso já faz mais de anos. Consegui parar de roer as unhas mas não parei de morder os lábios e bochechas. Gostei do assunto que você abordou.

  32. Eu tenho isso mas eu não me machuco tipo eu já tentei mas eu tinha percebido q acumulava muita (vamos dizer pele) no meu lábio e tive q morder para tirar aquele excesso … já me machuquei mas parece q meu lábio se adaptou e não tah mais sangrando nem machucando…

    • Oi Lucas! Tome cuidado para não virar um hábito, pois pode ser prejudicial no futuro. Como eu já comentei, o ideal é consultar seu dentista e verificar com ele se pode fazer uma plaquinha de silicone para você usar. Ajuda muito, porque você não vai conseguir morder com a plaquinha. Obrigada pela visita no blog!

      • E quando eu machuco cria afta …mas volta ao normal depois de 2 dias ,creio q meu corpo esta se adaptando ,Pensei q era só eu q tinha esse costume por isso vim aqui e descobri q a maioria do mundo tem esse costume … Tmb é bem dificil de eu me machucar acontece 1 vez por ano mais ou menos ,Minhas unhas me preocupam mais ,elas ficam bem machucadas quando eu roo bastante Mas se eu começar a perceber q estou me machucando muito meus labios eu vou ir ao dentista :)

  33. E bom compartilhar essas histórias com pessoas que passam pela mesma situação.
    Tenho 28 anos e nem me lembro quando comecei. Ja peguei até infecção e a partir dessa publicação vou tentar criar forças pra parar. É muito difícil. Pois já reparei que até minha filha de 5 anos se machuca também. Estou conversando com ela. E espero que todos nós possamos parar.

  34. vejo que quase todos sofrem de ansiedade isso atrapalha muito em todos os aspectos da nossa vida.sofro muito com isso e a forma e muita oração e buscar equilíbrio que pra mim e muito difícil mas temos bons profissionais na area que podem nos ajudar.obg.

  35. Tenho 15 anos, e desde dos meus 10 anos que me machuco. Mesmo que os meus lábios estejam muito machucado não consigo parar. E também uso a manteiga de cacau, so que depois acabo tirando, pela vontade de morder os lábios.

  36. Que bom ler sobre isso, minha boca está muito machucada, mordo muito, labios e bochechas quando vejo ja está sangrando e a dor é horrivel pq depois nao consigo comer nada, vou procurar um dentista urgente!
    Obrigada Fernanda

  37. Eu tenho a mania de morder os lábios desde pequeno. Minha boca só vivia machucada até que um dia eu aprendi a me controlar
    Só q ate hoje eu pratico esse hábito por contra própria mordendo a boca por dentro e fica muito muito machucado kkkk
    Teve vezes que eu machucava minha gengiva TB

  38. ahhh eu sempre mordi os labios, a parte inferior, a superior, a buchecha ate sangrar, aquela mania de tirar a pele q ta sobrando ali no cantinho kkk e tbm costumo roer as unhas, tenho q parar com isso logo kkk

  39. Eu queria mesmo era descobrir o que me causa tanto nervoso assim pra eu morder a parte interna da boca, dos lábios, roer as unhas, as cutículas e a ponta dos dedos…

  40. Tenho o costume de roer unhas, morder os lábios, muitas vezes mordo até sangrar. Tento parar desde que reconheci o problema, mas é automático, quando percebo já estou fazendo. Os motivos talvez sejam estresse e ansiedade mesmo. Acho que está na hora de procurar ajuda médica. Muito boa a sua matéria.

  41. Tenho a mania de morder a bochecha,já tem uma linha esbranquiçada de tanto q mordo e ja ouvi falar q isto pode virar um cancer?será?bjs

    • Oi Hosana! Olha, não sei te dizer se isso pode futuramente virar um câncer, mas aconselho que procure ajuda para este problema, começando por um dentista, que vai te orientar qual o melhor procedimento a adotar neste caso. Mas não deixe de procurar, porque ficar sofrendo com isso não é bacana. Beijos e obrigada pela visita!

    • Oi Vitória. Bom, não sou da área médica, então não posso avaliar seu problema. O que aconselho é procurar um profissional dentista primeiro para que ele possa fazer uma avaliação do grau da sua lesão e indicar o melhor tratamento. Beijos!

  42. tenho esse mal hábito desde criança,hj estou cm 28 anos e ñ consigo parar isso me incomoda muito já nem lembro como é sentir minhas bochechas sem lesões sei que preciso de ajuda mas nunca tive iniciativa de buscar.

    • Oi Amanda. Aconselho primeiramente consultar seu dentista e saber qual a opinião dele sobre o problema. Dependendo do que ele te disser, pode procurar outro tipo de ajuda. Não é fácil parar, eu compreendo você. Beijos!!

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons