Açúcar ou adoçante: saiba o que é melhor para a saúde

Uma pergunta que sempre ouvimos quando vamos a uma cafeteria, padaria ou restaurante tomar aquele cafezinho é: “prefere açúcar ou adoçante?”

Normalmente pensamos nas calorias ou no sabor do café, mas será que quando fazemos esta escolha nós sabemos o que é mais saudável? Pensando nisso selecionei alguns tipos de adoçantes para demonstrar quais são os mais (e os menos) indicados quando o assunto é saúde.

Embora os adoçantes não tragam nenhum benefício para o organismo, também não colaboram para o aumento da obesidade, pois a maioria deles não possui calorias. Então, se o que você está buscando é a perda de peso, eles podem te ajudar – mas é bom ficar atento para o tipo de adoçante que irá utilizar!

O aspartame, o ciclamato de sódio e a sacarina sódica, por exemplo, são produtos artificiais e a maior parte das pesquisas afirmam que podem ser consumidos sem que haja risco para a saúde, exceto para pessoas hipertensas ou cardiopatas (que têm problemas cardíacos). Porém, alguns estudos criticam o uso prolongado destas substâncias por possuírem potencial carcinogênico – ou seja, podem causar câncer.

Já os adoçantes à base de sucralose, apesar de serem artificiais (derivados da sacarose), não oferecem maiores riscos à saúde e possuem a vantagem de não deixar aquele sabor amargo residual.

Os adoçantes à base de stévia são 100% naturais e não possuem nenhuma contraindicação, mas em contrapartida o sabor não é dos melhores. Para quem consegue se habituar com o gosto, são uma boa opção.

Quando se trata de açúcar, apesar de conter calorias, também pode ter um bom valor nutricional – mas depende muito do tipo de refinamento pelo qual ele passa.

adoçante

O açúcar branco é o mais saboroso, mas passa por um grande processo de refinamento que acaba retirando todo o valor nutricional, além de adicionar vários aditivos químicos, tornando-o prejudicial à saúde. Já o açúcar cristal passa por um processo de refinamento menor que e preserva uma pequena parte dos nutrientes.

O açúcar conhecido como demerara, semelhante ao cristal, mas com uma tonalidade mais escura, passa por um processo de refinamento mais leve que consegue preservar boa parte dos nutrientes, minerais e vitaminas, além de não conter aditivos químicos.

Por fim, o açúcar mascavo tem uma coloração bem mais escura e um sabor bastante forte. Não sofre nenhum tipo de refinamento e não contém aditivos químicos, sendo preservado seu valor nutricional (é rico em cálcio, ferro e sais minerais).

Para quem está em busca de uma alimentação mais saudável, com certeza o açúcar mascavo e o demerara são as melhores opções. Mas não devemos esquecer que são açúcares e, portanto, possuem alto valor calórico.

Se você está controlando o peso, o ideal é diminuir a ingestão de qualquer tipo de açúcar, seja refinado ou não, e dar preferência ao sabor natural dos alimentos, como as frutas e a batata doce, por exemplo. No início pode parecer impossível, mas com o tempo o nosso paladar se acostuma ao sabor dos alimentos.

Quanto ao cafezinho nosso de cada dia, o ideal é que seja consumido ao natural para que possamos aproveitar todos os benefícios desta bebida. Mas, para quem não consegue tomar um cafezinho amargo, basta optar pelo adoçante ou pelo açúcar que contenha menos aditivos químicos e consumir a menor quantidade possível. A sua saúde agradece!

 

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

2 thoughts on “Açúcar ou adoçante: saiba o que é melhor para a saúde

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons