Bolo de cenoura integral com inhame

O inverno está chegando e junto com o friozinho vem aquela vontade de comer um bolo… Mas para evitar (as gordices do mal) aqueles alimentos que só fornecem calorias vazias, temos que usar a criatividade para utilizar alimentos saudáveis sem abrir mão do prazer de comer, é claro!

Por isso resolvi preparar uma variação do bolo de cenoura tradicional utilizando o inhame, a farinha integral e o óleo de coco na receita. Fica macio e gostoso, vamos aprender?

 

Você vai precisar de:

  • 3 xícaras de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras de açúcar (pode utilizar o cristal ou o demerara, se quiser fugir do refinado).
  • 2 cenouras médias
  • 1 inhame médio
  • 2 xícaras de leite
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 3 ovos
  • 1 colher de fermento químico

Modo de preparo:

Bata no liquidificador a cenoura e o inhame picados, juntamente com os ovos e o óleo de coco. Depois vá adicionando o açúcar, a farinha e o leite (se o seu liquidificador for pequeno, pode terminar de bater na batedeira ou na mão mesmo). Por último, misture o fermento.

Utilize uma assadeira média (com ou sem furo) e asse em fogo baixo por cerca de 40 minutos. O tempo pode variar conforme o seu forno, por isso deixe assar até ficar levemente dourado por cima.

bolo de cenoura

No meu caso, utilizei uma forma redonda sem furo com 27cm de diâmetro, mas o bolo ficou baixinho, então pode utilizar uma menor sem problemas.

O inhame tem um alto poder anti-inflamatório, por isso é muito importante incluí-lo em suas receitas. A vantagem é que ele é super adaptável porque não possui sabor forte e tem uma cremosidade que cai super bem em sopas, massas, bolos e até sorvete (veja AQUI uma receita de sorvete de manga com inhame).

A cenoura é rica em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo e ajuda a proteger a visão, aumenta a imunidade e previne o câncer.

A farinha de trigo integral é muito mais nutritiva do que a farinha branca, além de aumentar a saciedade – o que é excelente para evitar a compulsão por doces, principalmente no frio.

O óleo de coco é super saudável e ajuda a emagrecer (saiba mais sobre os benefícios do óleo de coco AQUI).

Viu como é fácil? Aqui todos aprovaram a receita. Experimente você também!

4 comentários sobre “Bolo de cenoura integral com inhame

  1. Parabéns pela postagem da receita de bolo de cenoura com inhame!
    Os nutrientes da cenoura e do inhame no bolo são muito benéficos para a nossa saúde. Já ouvi dizer que os médicos orientais recomendam a ingestão de inhame para fortificar os gânglios linfáticos.
    Um abraço,
    Denise.

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons