Bolo funcional de chocolate

Se você é chocólatra assumida como eu, vou te ensinar uma receita super prática: um delicioso bolo de chocolate que também é super funcional e vai te ajudar no seu emagrecimento saudável. Vamos aprender?

bolo funcional de chocolate2

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de cacau em pó
  • 1 xícara de açúcar (eu uso o União Fit, que tem sucralose)
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de semente de linhaça hidratada
  • 3 colheres de sopa de óleo (eu uso de soja)
  • 1 colher de sopa de açúcar de baunilha
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó químico

Modo de preparo:

Deixe a linhaça hidratando em meia xícara de água durante pelo menos 1 hora. Quando a água virar um gel bem cremoso, bata no liquidificador juntamente com o leite, para moer bem as sementes. Depois misture com os demais ingredientes numa tigela, mexendo bem até a massa ficar bem homogênea. Deixe o fermento por último. Asse em uma forma untada por cerca de 30 minutos (o tempo pode variar conforme a temperatura do seu forno, eu geralmente asso por 40 minutos em fogo mais baixo).

Benefícios:

  • A farinha de trigo integral conserva uma quantidade muito maior de fibras e nutrientes do que a farinha branca, promovendo uma sensação de saciedade maior e ajudando no bom funcionamento do intestino.
  • O cacau em pó é um excelente alimento funcional que combate a depressão e a ansiedade porque auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, além de ser riquíssimo em minerais e ter efeito antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce e melhorando a saúde do coração, pois também é rico em polifenóis e flavonóides.
  • A semente de linhaça ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial, tem efeito anti-inflamatório e alivia os sintomas da TPM nas mulheres. Eu costumo utilizar as sementes de linhaça hidratadas nas receitas de bolo porque o gel que se forma substitui o ovo e dá aquela “liga” na massa. Funciona muito bem!

Esta receita fica com um fundinho amargo porque é feita com cacau puro e é uma delícia para saborear com uma boa xícara de café quando bate aquela vontade de comer chocolate. Mulheres entenderão… :tongue:

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

14 thoughts on “Bolo funcional de chocolate

  1. Olá Fer!!
    Fiz o bolo de chocolate funcional hoje. ADORAMOS!! Inclusive o marido e a filha, que são muito chatos para coisas diferentes!!
    Vou testar outras receitas também!
    Bjs

    • Oi Paula!! Que bom que gostaram!! As receitas que posto aqui geralmente são bem práticas mesmo, porque detesto ficar muito tempo na cozinha… rs.. Pode haver alguma alteração às vezes em decorrência do forno diferente, etc., mas no geral é para dar certo. Beijos e obrigada pela sua visita no blog!!

  2. Meu bolo não cresceu e a massa ficou pesada e meio grudenta na boca … Msm assim o sabor ficou bom … Mas e assim msm ?
    Fiz com leite desnatado …
    Adorei a pagina !

    • Oi Dayse! Pode ser que você tenha que deixar um pouco mais no forno, porque o meu ficou bem sequinho. O tempo varia conforme o seu forno, tem que ir testando até acertar. Ah, e utilizei uma forma com furo, também, que assa mais rápido. Que bom que gostou do blog, volte sempre! Beijo!!

  3. FERNANDA,
    Vim conhecer o seu blog e gostei muito. Os temas abordados são muito interessantes e você escreve de uma maneira muito gostosa!
    Também gostei muito do outro Blog sobre Curitiba! Adoro nossa cidade e é sempre bom ter mais informações sobre ela.

    Um beijo e sucesso pra você!

    Dani

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons