Aprenda a fazer biomassa de banana verde

 

Quem está em busca de uma alimentação mais saudável com certeza já ouviu falar alguma vez da biomassa de banana verde. Mas afinal, o que é essa tal biomassa? Como prepará-la? Para que serve? Onde e como podemos utilizá-la?

Bom, vamos começar pelo começo (rs). A biomassa de banana verde é simplesmente uma massa feita com bananas verdes cozidas e batidas no liquidificador/processador, sem nenhum tipo de tempero.

Ela é utilizada normalmente como um espessante, a famosa “liga” nas receitas, como a farinha de trigo, o amido de milho, o leite condensado, etc. e não há nenhuma restrição à sua utilização – pelo contrário, em razão dos inúmeros benefícios, seu consumo é super incentivado desde a sua “descoberta” por Heloisa de Freitas Valle, autora do livro Yes, nós temos bananasVale lembrar que os benefícios da biomassa de banana verde foram comprovados por vários estudos feitos por especialistas em universidades de São Paulo.

Em resumo, a biomassa torna qualquer prato muito mais nutritivo, com alto teor de fibras, vitaminas e minerais. A grande vantagem da banana verde é que contém amido resistente (que não é facilmente digerido), aumentando o bolo fecal e colaborando para a limpeza das paredes intestinais, prevenindo, assim, várias doenças crônicas – como o câncer e o diabetes, por exemplo.

E o melhor de tudo: a biomassa ajuda a emagrecer!!!

Hoje eu ganhei um cacho de bananas do meu vizinho, o seu Chico. Ele tem um quintal enorme e vive trazendo hortaliças e frutas pra gente aqui em casa. Então, como tinham algumas bananas bem verdinhas, resolvi aprender a fazer para compartilhar com vocês, claaaaaro!!!

Primeiramente, as bananas têm que ser bem verdinhas MESMO e, de preferência, recém tiradas da bananeira, para que o amido resistente não se transforme em frutose e assim possamos desfrutar dos seus benefícios.

Tire as bananas do cacho deixando um pedacinho do talo (para que a polpa não entre em contato com a água na hora do cozimento) e lave muito bem em água corrente.

Banana verde

Enquanto isso, coloque a água em uma panela de pressão e deixe esquentando no fogo alto. Quando já estiver bem quente, adicione as bananas na panela (elas têm que estar cobertas de água), tampe e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Depois desligue o fogo e espere sair toda a pressão antes de abrir (leva em torno de 20 minutinhos).

banana verde

Retire as cascas com as bananas ainda quentes, corte em pedaços e bata no liquidificador com a ajuda de um pouquinho de água e uma espátula. É bom lembrar que não se deve fechar a tampa do liquidificador em razão da temperatura. Como fica um creme bem grosso, não vai espirrar, não se preocupe.

biomassa de banana verde

Eu utilizei cerca de 15 bananas pequenas que renderam mais ou menos 6 xícaras de biomassa.

Depois de batida, separe a biomassa em quantas partes desejar e condicione em potes herméticos plásticos ou de vidro. Na geladeira ela dura aproximadamente uma semana e no congelador, até 3 meses.

Viu como é fácil?

Logo posto algumas receitinhas com a biomassa aqui no blog. Beijinhos!!!

 

4 thoughts on “Aprenda a fazer biomassa de banana verde

  1. Desculpe, sou o tipo de homem que não entende nada de cozinha. A pergunta: a casca joga no lixo ou tem algum aproveitamento? Obrigado por responder,

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons