A cúrcuma e seus benefícios
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra ou gengibre amarelo, é uma raiz originária da Ásia e cultivada há milênios, sendo muito conhecida por suas propriedades medicinais e pelo seu alto poder anti-inflamatório.
Esta especiaria é rica em vitamina C, ferro, niacina, potássio e fósforo, sendo muito benéfica para a prevenção de alguns tipos de câncer e de doenças como a artrite, por exemplo.
Existem também alguns estudos que comprovam a eficácia da cúrcuma tanto no tratamento de doenças cardiovasculares quanto na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer.
A substância ativa responsável pelas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da cúrcuma se chama curcumina e é ela que confere a cor laranja à raiz.
A cúrcuma pode ser utilizada de várias maneiras, podendo ser ralada fresca e misturada em saladas e outras receitas ou utilizada em forma de pó, no preparo de bebidas e dos alimentos em geral. Eu adoro colocar no arroz, fica saboroso e com uma coloração bem amarelinha.
Na Índia, a cúrcuma é muito usada para a fabricação do curry, um dos temperos mais consumidos pela culinária asiática, que é composto por cúrcuma, gengibre, alguns tipos de pimenta e outras especiarias.
O consumo indicado de cúrcuma é de aproximadamente uma colher de chá por dia e seu uso não é recomendado para gestantes ou lactantes sem recomendação médica, assim como para pessoas que fazem uso de anticoagulantes.
Vale lembrar que o consumo excessivo pode causar problemas no estômago.
Parabėns Fernanda pela postagem tão esclarecedora sobre os benefícios da cúrcuma.
Gostei muito e vou começar a usar a dose diária recomendada como “co-adjuvante” no tratamento de combate à artrite .
Obrigada!❤