Como o método FlyLady pode te ajudar a ser mais organizada

Como o método FlyLady pode te ajudar a ser mais organizada

Sempre me considerei uma pessoa organizada, na medida do possível. Quase sempre trabalhava até tarde durante a semana e dava um jeito na casa todos os sábados. Mas quando minha filha nasceu, admito que perdi um pouco as rédeas da organização por aqui. Minha rotina passou a se resumir em esperar o momento da soneca do bebê para começar uma maratona de limpeza que nunca conseguia terminar (quem é mãe sabe bem do que estou falando)…

Então comecei a procurar maneiras de organizar minha vida e encontrei o método FlyLady, desenvolvido por uma norte americana chamada Marla Cilley, que envolve tanto a rotina de limpeza e organização de uma casa quanto a saúde mental da própria dona de casa. Existe inclusive um site bem repleto de conteúdo, onde você pode receber e-mails diários com dicas motivacionais e “missões” para serem cumpridas.

E não é que o método funciona mesmo, minha gentein??

Por isso resolvi compartilhar um pouco do que aprendi aqui com vocês (então se preparem porque tem textão). 😀

Admito que não sigo 100% do método, mas procuro aplicar uma boa parte dele na minha rotina diária e já percebi uma mudança enorme na minha vida, para melhor. Tenho certeza que pode ser útil também para salvar a vida de muita gente que se perdeu na bagunça da casa ou que – como eu – estava praticamente se escravizando para manter tudo em ordem, sem sucesso.

Uma coisa interessante no método FlyLady é que a criadora incentiva a fazermos tudo aos pouquinhos, com baby steps (passinhos de bebê), ou seja, não precisa implantar todas as rotinas de uma vez só na sua vida. Comece aos poucos, um passinho de cada vez. Ela até tem um cronograma com 31 baby steps para fazer um por dia no primeiro mês (mas não vou colocar tudo aqui porque o post ficaria maior ainda e quero focar nas coisas mais importantes).

Bem, a primeira coisa a fazer antes de se jogar no FlyLady é DESTRALHAR! 

É isso mesmo. Jogue fora, venda, doe (você decide) tudo o que não tem um lugar específico para ser guardado na sua casa, o que você não usa, o que não ama mais. Se tiver muita coisa entulhada, tire um tempo para o destralhe antes de tudo. Eu levei vários dias para destralhar minha casa (um pouquinho por dia) e valeu muito a pena!

Depois do “destralhe geral”, continue tirando 5 minutinhos por dia para destralhar algum cômodo da casa (sempre tem algo para ser descartado).

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O método FlyLady tem 11 MANDAMENTOS para lermos todos os dias e aplicarmos na nossa rotina diária. Abaixo vou comentar um por um, porque todos são muito importantes:

 

1 – Mantenha sua pia limpa e brilhando.

Esse é o primeiro mandamento de uma FlyLady e também era a última das preocupações aqui em casa. Minha pia vivia cheia de louça e parecia que não conseguia esvaziar nunca. Eu lavava a louça do dia anterior depois do café da manhã, mas logo fazia o almoço e depois ficava com preguiça de lavar os pratos. À noite acontecia a mesma coisa e assim a cozinha estava sempre um caos. O pior é que na minha casa os ambientes são integrados, então não tinha como “esconder” a bagunça da cozinha e sempre ficava constrangida quando alguém chegava de surpresa.

Quando resolvi deixar a pia brilhando todos os dias antes de dormir, ainda que esteja morrendo de sono (mas é deixar brilhando MESMO, ou seja, lavar, secar, guardar a louça, enxugar a pia, passar um produto qualquer para deixar um cheirinho bom, limpar a torneira e tirar as coisas de cima da bancada), passei a ter uma sensação de dever cumprido que nunca tive antes. É impressionante como uma pia limpa parece que deixa a casa toda mais limpa e como fica fácil mantê-la em ordem durante o dia.

 

2 – Vista-se toda manhã, mesmo que você não queira fazer isso. Não esqueça de seus sapatos.

Este é mais um problema de quem não tem que sair para trabalhar todos os dias. E se torna ainda mais grave quando somos “mães frescas” (acordar correndo com o choro do bebê, correr para trocar fraldas, alimentá-lo)… Quando via, já tinha passado o dia todo e eu ainda estava de pijamas, sem nem pentear os cabelos. 

Se você é daquelas que mesmo estando em casa o dia todo consegue até fazer maquiagem pela manhã, meus parabéns! Porque para mim esta é – de longe – a maior dificuldade. Mas posso dizer que se vestir completamente é algo muito importante para a nossa auto estima, porque quando se trabalha em casa a tendência é ficarmos mais relapsas com a aparência.

A sugestão do FlyLady é que você fique vestida de tal maneira que se precisar ir ao mercado, por exemplo, não precise trocar de roupa (eu confesso que ficar de sapatos em casa para mim ainda é um desafio, mas tenho tentado diariamente e posso garantir que isso faz muita diferença).

 

3 – Faça sua rotina da manhã e da noite, todos os dias.

Este é um outro mandamento precioso do FlyLady. Ter uma pequena rotina pela manhã e outra antes de dormir faz toda a diferença. Mas é preciso disciplina para fazer todos os dias, por isso não adianta incluir mil coisas na rotina de uma só vez. O ideal é anotar mesmo, para que nada seja esquecido.

Por exemplo, vestir-se pela manhã, lavar o rosto com um sabonete específico e passar um creme pode ser algo muito natural para algumas pessoas, mas com certeza não era para mim (quando trabalhava fora de casa sim, mas desde que assumi a rotina de trabalhar em casa minha pele ficou abandonada), então resolvi incluir estes passos simples na minha rotina da manhã.

Outra coisa que eu nunca fazia era deixar a cama arrumada logo cedo, mas agora perco uns dois minutinhos logo ao levantar e já resolvo. Se não der tempo de arrumar ao levantar, tento fazer isso assim que possível. 

Tirar o lixo, molhar as plantinhas e dar aquela limpadinha básica no banheiro (falo sobre isso no final do post) são exemplos do que podemos incluir na rotina da manhã.

Também inclua na sua rotina matinal ou noturna se livrar do que o método chama de Hot Spots, que são aqueles lugarzinhos da sua casa onde todos os dias alguém joga chaves, papéis, canetas e que sempre ficam cheios de coisas. Isso leva uns cinco minutos e é um excelente hábito.

 

4 – Não se permita ser distraída pelo computador (ou celular).

Tá aí uma coisa que não perco mais tempo na minha vida. Um dia vou escrever um post sobre isso, mas por hora é importante saber que vale MUITO A PENA parar de perder tempo nas redes sociais. Não, você não vai morrer se ficar sem Facebook, Instagram, Twitter, etc. (ou pelo menos diminuir o tempo que gasta com isso). Nem se você silenciar os grupos do WhatsApp (que não sejam de trabalho, claro) e tirar apenas 15 minutos por dia para checar as mensagens. Acredite, isso vai deixar sua rotina muito mais produtiva e você pode gastar seu tempo com as coisas que realmente importam.

 

5 – Preste atenção em si mesma: se você tirou algo do lugar, guarde de volta.

Eu tinha o péssimo hábito de passar por alguma coisa que estava fora do lugar e simplesmente deixar para depois, fingir que não tinha visto, sabe? Isso definitivamente foi algo que tive que mudar na minha vida. Se tem uma jaqueta na cadeira da cozinha, por exemplo, já pego e levo para o lugar dela. Aliás, tudo (absolutamente tudo) tem que ter seu lugar específico em casa.

 

6 – Não tente fazer duas coisas ao mesmo tempo. UMA TAREFA POR VEZ!

Quem nunca começou a fazer alguma coisa e pegou outra coisa pra fazer, depois se deu conta de que não conseguiu fazer nenhuma das duas coisas? rsrs

 

7 – Não tire do lugar mais coisas do que você seja capaz de organizar em uma hora.

Esta é uma coisa que eu tive que aprender também. Por exemplo, se for arrumar seu guarda-roupas, não tire tudo para fora e arrume de uma vez, pois isto pode levar o dia todo e talvez você não tenha este tempo, então tudo vira um caos. Em vez disso, se proponha a arrumar uma prateleira por vez. Dá resultado!

 

8 – Faça algo por você todos os dias, pode ser toda manhã e toda noite.

Procure incluir na sua rotina algo que te faça bem. Pode ser um banho relaxante (nem que seja tarde da noite, mas sempre dá tempo) ou alguns minutos de leitura. Você melhor do que ninguém sabe o que te deixa feliz.

 

9 – Trabalhe o mais rápido possível para ter sua tarefa pronta. Isso vai te dar mais tempo livre mais tarde.

Eu nunca tive problemas em fazer as coisas rapidamente, mas conheço pessoas que se enrolam demais para fazer qualquer coisa. Se você é uma dessas pessoas, experimente cronometrar suas atividades para verificar quanto tempo vai gastar para realizá-las. Isso vai evitar que você pare para checar mensagens no meio da louça, por exemplo.

 

10 – Sorria mesmo quando você não tiver vontade. É contagiante. Deixe sua mente pronta para ser feliz e você será feliz!

Este mandamento é para mim, diretamente (rs). Eu pareço legal, mas no fundo sou uma rabugenta (principalmente pela manhã ao acordar). Convenhamos que não é nada legal conviver com alguém que acorda de mau humor né? Isso é algo que tenho que trabalhar dia após dia (que Deus me ajude!!).

 

11 – Não se esqueça de dar risada todos os dias! Mime-se; você merece!

Admire-se! Repita para você mesma(o) coisas boas todos os dias. Você tem que se amar para ser capaz de amar outra pessoa.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Pois bem, feito o destralhe inicial e fixados os 11 mandamentos na mente (e no coração), agora é o momento de partir para o FOCO DO DIA.

Cada dia da semana tem uma atividade específica (você não precisa seguir necessariamente nesta ordem, mas a proposta é muito interessante e funciona muito bem para quem trabalha em casa e para quem trabalha fora também).

SEGUNDA-FEIRA: Dia da “bênção do lar”. Ou seja, reserve uma horinha do seu dia e aspire a casa, passe um pano úmido no chão, tire a poeira das superfícies, o lixo, troque a roupa de cama e as toalhas de banho. Não precisa arrastar móveis e se deter em detalhes, mas dê uma “geral” na casa para aliviar a bagunça do fim de semana.

TERÇA-FEIRA: Dia do planejamento. Reserve um tempinho para fazer a lista de compras de mercado, pense no cardápio da semana, nas roupas que irá precisar vestir, nas atividades que você fará no próximo fim de semana. Hoje é também o “dia do mimo”, ou seja, de você fazer alguma coisa que gosta (nem que seja tomar um café na padaria com aquele bolinho gostoso, fazer o bolo em casa ou assistir um filme que esteja com vontade de ver).

QUARTA-FEIRA: Dia anti-procrastinação. Pegue o telefone e marque as consultas que estão pendentes, os exames, mande aqueles e-mails que está deixando sempre para amanhã, ligue para uma amiga… Enfim, sabe aquelas coisas que achamos que são menos importantes? Hoje é dia de fazer. Aproveite também para dar uma geral na geladeira (eu aproveito para passar um pano no chão novamente).

QUINTA-FEIRA: Dia de resolver pendências de rua. Vá no supermercado, no banco, na farmácia, na costureira, faça tudo o que precisa fazer fora de casa (é bom fazer uma lista de coisas e um cronograma antes de sair para não perder tempo).

SEXTA-FEIRA: Dia de destralhe da bolsa e do carro. Também da “noite do romance”. Separe alguns minutos do dia para jogar fora aqueles papéis que se acumulam na bolsa e a lixarada do carro. À noite, se for comprometido(a), reserve um tempinho para fazer o que vocês gostam juntos, como um jantar especial, um filme, etc. Eu também reservo uma meia hora do dia para passar pano na casa novamente (afinal, tenho criança e cachorro transitando por aqui, né?).

SÁBADO: Dia da família. Se você tiver filhos, faça alguma atividade com eles (como um piquenique, andar de bicicleta, ir ao museu, ao teatro, etc.). Caso não tenha filhos, saia com os amigos ou faça alguma atividade em comunidade. Não fique em casa o dia todo fazendo faxina, pois você já organizou a casa durante a semana. 

DOMINGO: Dia de renovar o espírito. Vá à igreja ou faça algo que alimente sua alma, como meditar, por exemplo. É preciso estar em paz para começar uma nova semana com tudo!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Bem, agora que você já está seguindo os 11 mandamentos de uma FlyLady e tirando alguns minutos para fazer o foco de cada dia, é hora de SEPARAR A SUA CASA EM 5 ZONAS, conforme a proximidade dos ambientes.

Se a sua casa for grande, inclua mais cômodos em cada zona. Se for pequena, pode até separar os cômodos mais trabalhosos em 2 zonas.

Eu faço a minha divisão desta maneira:

Zona 1: cozinha e área de serviço.

Zona 2: sala de estar, sala de TV e lavabo.

Zona 3: escritório, quarto da neném e escada.

Zona 4: Quarto do casal, closet e banheiro.

Zona 5: área externa.

Cada semana do mês você vai tirar um tempo (pode ser meia hora, uma hora por dia, conforme sua disponibilidade) e vai trabalhar mais detalhadamente em uma determinada zona da sua casa. Para isso dar certo, faça uma lista detalhada com tudo o que precisa ser limpo e arrumado em cada cômodo, assim você não vai precisar perder tempo pensando por onde começar.

Basta checar a lista toda semana e mãos à obra!

O método sugere que você coloque o cronômetro por 15 minutos e se precisar de mais tempo, coloque mais 15 minutos e assim por diante. Comigo esta estratégia não funciona muito bem (eu fico ansiosa com cronômetros), então prefiro fazer meu tempo conforme eu consigo e tem dado super certo!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Uma dica MUITO IMPORTANTE do sistema FlyLady que eu sigo à risca é: TENHA UMA ROTINA DE LAVANDERIA.

Gente, isso é vida! Se você mora sozinho(a) talvez não sinta necessidade de lavar roupas todos os dias, mas com certeza quem tem criança em casa ou uma família maior precisa, então o segredo aqui é não deixar acumular!

Uma carga na máquina por dia, secar, dobrar e guardar as roupas. O que for de passar separe para uma hora específica que você irá reservar para isso (eu já costumo passar no dia mesmo, pois como são poucas peças de cada vez, é bem mais rápido).

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Outra dica que vale a pena seguir diariamente é: “Swish and Swipe your bathroom”. 

E o que significa isso?

Basicamente, quando você for fazer a sua higiene matinal, já aproveite para passar um paninho na pia, no espelho e limpar o vaso sanitário.

Isso leva nem cinco minutinhos e o seu banheiro vai ficar com cara de limpo todos os dias (eu costumo lavar a parte do chuveiro na hora do banho, umas duas vezes por semana também). Assim dá para deixar a limpeza detalhada de azulejos e armários e outras superfícies para o dia que você separou para aquela zona específica da sua casa.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Estes são os pontos principais do método FlyLady (na minha opinião) e fizeram toda a diferença na minha rotina diária (se quiser pode acessar todo o conteúdo pelo site).

A vida continua corrida, mas minha casa agora “funciona”, sabe? E é assim que tem que ser. Você não precisa se escravizar para manter tudo em ordem ou simplesmente largar tudo porque não tem tempo para fazer.

Para tudo tem um jeito e posso dizer que na minha casa esta foi a melhor maneira que encontrei para ter mais tempo para minha família sem abandonar meus afazeres diários.

Uma coisa importante também é pensar que se não deu para fazer tudo o que você gostaria, está tudo bem! Como diz o ditado, “é melhor feito do que perfeito”. Muitas vezes não dou conta daquela zona específica da casa em uma semana, mas não posso achar que o método não funciona.

Todos temos imprevistos. Seu filho(a) pode ficar doente (ou você mesma), pode aparecer um compromisso de última hora, ou você pode ter que trabalhar até mais tarde, mas tudo isso é contornável e o que importa é seguir adiante.

Não desista de cuidar da sua casa, de se amar e de ser grata por tudo o que tem. O que importa nessa vida é ser feliz!

Se este conteúdo foi útil para você, deixe um comentário para que eu saiba disso e compartilhe com suas amigas. Beijos!!

 

10 comentários sobre “Como o método FlyLady pode te ajudar a ser mais organizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simple Share Buttons