Série conheça Curitiba: Jardim Botânico

Hoje vou falar um pouquinho sobre um lugar que é parada obrigatória dos turistas na capital ecológica do Brasil: o Jardim Botânico. :heart:

Inaugurado em 1991 com grande expectativa pelos curitibanos, tem 178.000 m² de extensão e hoje é o principal cartão postal da cidade. Também é um local excelente para a prática esportiva e para passeios ao ar livre nos raros fins de semana ensolarados da capital.

Já na entrada do parque, o visitante encontra o Bistrô Curitiba – a única opção para lanches no local – e uma lojinha de artesanato com lembranças da cidade, tudo bem limpo e organizado.

café jardim botânico

Mais adiante, tem um belo jardim geométrico no estilo francês com uma escultura muito bonita em bronze intitulada “Amor materno”, que foi esculpida por João Zaco Paraná em 1907.

No dia em que fotografei o parque os funcionários estavam replantando as flores do canteiro principal, então não deu para ter uma noção exata de como fica o jardim, mas existem várias imagens na internet (se tiver curiosidade). Caminhar por ali num dia de sol é maravilhoso.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico tem uma estufa de 450m² construída em estrutura metálica, que foi inspirada no The Crystal Palace de Londres e abriga várias espécies de plantas nativas da Mata Atlântica. A estufa também tem uma fonte d’água em seu interior e um busto em homenagem ao trabalhador da terra.

Estufa jardim botânico

Fonte estufa jardim botânico

estufa jardim botânico

estufa

Atrás da estufa existe uma estrutura que abriga o Espaço Cultural Franz Krajcberg e tem uma exposição permanente de obras deste artista.

Espaço Cultural Franz Krajcberg

Em 2008 foi inaugurado no Jardim Botânico um espaço chamado Jardim das sensações, que é fechado por uma cerca viva e tem várias espécies de plantas com perfumes e texturas variadas para serem sentidas e apreciadas bem de perto, podendo ser acessado com os olhos vendados ou não.

Jardim das sensações

Jardim das sensações

Jardim das sensações

Jardim das sensações

O Jardim Botânico ainda conta com o Museu Botânico de Curitiba, que é o quarto maior herbário do Brasil e foi incorporado ao parque em 1992. O local tem auditório, centro de pesquisas, biblioteca e fica localizado em frente a um belo lago.

Museu Botânico

Por falar em lago, existe mais um perto da entrada do parque, onde se pode desfrutar de paz e silêncio em meio à natureza.

Lago Jardim Botânico

Lago Jardim Botânico

Para quem gosta de praticar atividade física, o local conta com um bosque de Mata Atlântica preservada e várias trilhas onde se pode observar pequenos animais. Em volta do bosque tem uma pista para caminhada e corrida com uma grande área de sombra bem fresquinha. :smile:

Jardim Botânico

Jardim Botânico

Anexo ao Jardim Botânico está o velódromo, um espaço bem estruturado para prática esportiva que pode ser utilizado livremente e gratuitamente. No local também tem academia ao ar livre.

velódromo

O Jardim Botânico é um local ideal para atividade física, leitura e contemplação da natureza na cidade. Fica num bairro de fácil acesso e está aberto diariamente para visitação – uma excelente oportunidade para quem não quer desperdiçar um belo dia de sol em Curitiba!

 

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons