Série conheça Curitiba: Zoológico e Parque Náutico

Oi gente! Hoje quero falar sobre dois lugares super bacanas e gratuitos para visitar em Curitiba: o Zoológico e o Parque Náutico. Os dois lugares fazem parte do Parque Metropolitano do Iguaçu, que fica localizado no bairro Alto Boqueirão, na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais.

O Zoológico primeiramente funcionava no centro da cidade, dentro do Passeio Público, que hoje abriga somente alguns animais de pequeno porte. O espaço atual foi inaugurado em 1.982 num dos setores do Parque Iguaçu e abriga mais de 2.000 espécies de animais de pequeno e grande porte.

zoologico3

O local é super movimentado nos fins de semana e tem muito espaço verde para descanso, trilhas para caminhada, estacionamentos gratuitos para carros e bicicletas, lanchonete e sanitários.

O Zoológico também tem vários programas de reprodução de espécies com ênfase em animais nativos ou que estão em risco de extinção. Eu tive a oportunidade de fotografar filhotinhos de hipopótamo e de lhama, juntamente com suas mamães. Fofíssimos! :happy:

hipopotamo

lhama

O Zoológico também abriga vários animais exóticos, como o Casuar, por exemplo – um parente do avestruz originário da Austrália que tem um visual muito interessante.

casuar

Um animal belíssimo que também pode ser encontrado por lá é a Harpia, uma ave da região Amazônica super imponente e que atualmente está ameaçada pela caça predatória e pelo desmatamento.

harpia

Existe uma infinidade de animais no parque que podem ser observados durante o horário de visitação, mas é importante saber que alguns são recolhidos um pouco mais cedo, então é interessante visitar o local de preferência antes das 15 horas para ter a oportunidade de ver estes animais de perto.

No quesito conservação e cuidado, achei o lugar 100%.

zoologico1

zoologico curitiba

O acesso ao Zoológico é feito por uma estradinha bem bacana e arborizada, eu até fiz um vídeo para que vocês possam ter uma ideia, dá uma olhadinha e também dá um joinha no vídeo, claro! :silly:

Já o Parque Náutico, que também faz parte do Parque Iguaçu, possui uma área aproximada de 2.300.000 m² e é um local reservado para prática de esportes não poluentes, como canoagem e remo, por exemplo.

PARQUE NAUTICO

Para quem não sabe, o Parque Natural Municipal do Iguaçu (que abriga todos estes espaços) foi construído para conter as cheias do Rio Iguaçu – que significa “água grande” e tem a sua origem na região metropolitana de Curitiba, para então cortar o Estado do Paraná e formar as famosas Cataratas do Iguaçu, consideradas patrimônio natural da humanidade.

PARQUE NAUTICO2

O Parque Náutico é um local excelente para praticar atividades, tanto aquáticas quanto em terra, como caminhada, corrida e ciclismo. O volume de água também atrai pescadores de plantão, que aproveitam a sua margem para se distrair pescando uns peixinhos. :cool:

Bom gente, estes são exemplos de lugares para se aproveitar o fim de semana, curtir a natureza e praticar atividade física sem gastar nada. Com toda certeza é bem mais saudável do que passar o dia trancado em casa ou num shopping center, além de melhorar seu condicionamento físico e reforçar os laços familiares ou de amizade.

Para informações sobre horário de funcionamento e localização, acesse o site da Prefeitura de Curitiba.

Que tal um passeio? :wink:

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons