Série conheça Curitiba: Parque Tanguá

Série conheça Curitiba: Parque Tanguá

 

Como já comentei anteriormente aqui no blog, a capital ecológica do Brasil e também minha cidade natal possui inúmeros parques para serem explorados, mas hoje quero falar um pouquinho de um dos mais bonitos: o Parque Tanguá.

Inaugurado em 1996, tem 235.000 m² de extensão e possui logo na entrada um jardim chamado de “Poty Lazzarotto” em homenagem a este artista curitibano, onde se pode observar o por do sol sob um ângulo fantástico. :heart:

Mais adiante tem um mirante de 65 metros de altura que abriga um pequeno bistrô, sanitários e uma loja de souvenirs de Curitiba.

parque tanguá

parque tanguá

parque tanguá

O Parque Tanguá possui duas pedreiras desativadas e antes abrigava uma usina de reciclagem de lixo industrial, mas hoje é destinado exclusivamente ao lazer e a proteção ambiental das áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui. Inclusive faz parte de um projeto da Prefeitura de Curitiba que pretende construir um parque linear em toda margem do rio para sua revitalização e despoluição, bem como a prevenção de enchentes no seu entorno.

parque tangua

Estive procurando o significado da palavra “tanguá” e descobri que existe uma cidade no Estado do Rio de Janeiro com este nome, que significa “bahia das conchas”. Também encontrei outro significado de tanguá, que seria “pedra com buraco”.

Bom, de qualquer forma, foi feito mesmo um túnel artificial de aproximadamente 50 metros que corta uma pedreira e tem vista para a cascata. Como o parque fica aberto à noite, é interessante fazer uma visita noturna para observar o lago iluminado com holofotes.

túnel parque tanguá

prque tanguá

parque tanguá

parque tanguá

O parque ainda conta com uma extensa pista para caminhada e vários quiosques que podem ser utilizados gratuitamente (por ordem de chegada). É um excelente local para um passeio de fim de semana, para praticar atividade física ou simplesmente contemplar a natureza – os estacionamentos são gratuitos e o acesso de cães é permitido.

Vale a pena a visita! 😉

 

2 comentários sobre “Série conheça Curitiba: Parque Tanguá

  1. Oi Fernanda, sou curitibana e atualmente moro em Santo André/ SP, aqui é outra história de vida, aí vi seu blog e adorei matar saudades da minha querida cidades através das suas lindas fotos! Bjos e obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simple Share Buttons