Como atitudes simples podem amenizar o problema do lixo
Uma das questões ambientais mais preocupantes que enfrentamos hoje, principalmente nas capitais, é o problema do lixo. Com o aumento da população e do consumo de produtos industrializados, somado à falta de conscientização e aos maus hábitos, a questão se tornou uma bola de neve quase impossível de ser controlada.
Curitiba foi a primeira cidade no Brasil, em 1989, a iniciar a coleta seletiva através da campanha “lixo que não é lixo, não vai pro lixo: separe.” A partir de então passou a existir o caminhão do lixo orgânico e o do reciclável, que passam em dias distintos fazendo a coleta nas residências.
O problema é que até hoje as pessoas não aprenderam como fazer a a separação correta do lixo, então neste ano a prefeitura lançou uma nova campanha de conscientização com o slogan: “Reduza, reutilize, recicle, faça a sua parte”.
Esta nova campanha tem o objetivo de educar a população a controlar o lixo desde o momento da compra dos produtos. Eu achei muito bacana esta iniciativa, por isso vou compartilhar algumas dicas hoje com vocês, com base nesta campanha:
- Procure manusear os alimentos no dia da compra, principalmente os perecíveis. Lave e armazene as folhas para não perdê-las, descasque e pique as frutas para consumir mais tarde, condicionando-as na geladeira em embalagens apropriadas, evitando o desperdício.
- Reutilize copos e xícaras, ainda que sejam descartáveis (não precisa jogar fora o copo plástico, pode lavar e usar outras vezes), ou dê preferência para as canecas no trabalho.
- Procure comprar bebidas que venham em embalagens de vidro, pois podem ser reutilizadas infinitamente.
- Quando comprar um produto em um pote plástico, como sorvete, por exemplo, utilize o pote para armazenar outras coisas posteriormente, reduzindo a compra de embalagens plásticas para sua cozinha.
- Sempre lave as embalagens antes de descartá-las no lixo, inclusive latas de atum e potes de margarina, pois embalagens sujas não são recicladas. É importante também esvaziar as caixas de leite e compactá-las, para que ocupem menos espaço nos caminhões de coleta.
Viu como é simples colaborar para a diminuição do lixo em nossas cidades? São pequenas atitudes como estas que vão fazer a diferença em nossa qualidade de vida no futuro.
Se você quiser mais dicas sobre como diminuir o lixo na sua casa, acesse o SITE da prefeitura de Curitiba e confira.
Aqui em casa tentamos reaproveitar o máximo que conseguimos, é mais trabalhoso, seria muito mais fácil jogar no lixo….mas consciência faz toda a diferença!
Bjs
Com certeza dá mais trabalho, Erica, mas a consciência agradece, né? Beijos!!
Ótimas dicas Fer,
Precisamos ajudar o planeta e a população precisa se educar!!!
Beijos querida.
Tha
http://curioviagens.blogspot.com
Pois é, Thais. Tomara que com esta falta de água as pessoas comecem a se conscientizar mais mesmo sobre as questões ambientais. Tudo está interligado. Beijo e obrigada pela visita!
Ótimo post, devemos fazer nossa parte e nos conscientizar para um mundo melhor. Bjs e boa semana!
http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com
Verdade, Ana! Afinal, antes tarde do que nunca, não é? Beijos!