Açúcar ou adoçante: saiba o que é melhor para a saúde
Uma pergunta que sempre ouvimos quando vamos a uma cafeteria, padaria ou restaurante tomar aquele cafezinho é: “prefere açúcar ou adoçante?”
Normalmente pensamos nas calorias ou no sabor do café, mas será que quando fazemos esta escolha nós sabemos o que é mais saudável?
Embora os adoçantes não tragam nenhum benefício para o organismo, teoricamente também não colaboram para o aumento da obesidade, pois a maioria deles não possui calorias.
O aspartame, o ciclamato de sódio e a sacarina sódica, por exemplo, são produtos artificiais e a maior parte das pesquisas afirmam que podem ser consumidos sem que haja risco para a saúde, exceto para pessoas hipertensas ou cardiopatas (que têm problemas cardíacos). Porém, alguns estudos criticam o uso prolongado destas substâncias por possuírem potencial carcinogênico – ou seja, podem causar câncer.
Já os adoçantes à base de sucralose, apesar de serem artificiais (derivados da sacarose), não oferecem maiores riscos à saúde e possuem a vantagem de não deixar aquele sabor amargo residual.
Os adoçantes à base de stévia são 100% naturais e não possuem nenhuma contraindicação, mas em contrapartida o sabor não é dos melhores.
Já quando se trata de açúcar, a diferença está no processo de refinamento pelo qual ele é submetido.
O açúcar branco é o mais saboroso, mas passa por um grande processo de refinamento que acaba retirando todo o valor nutricional, além de adicionar vários aditivos químicos, tornando-o prejudicial à saúde. Já o açúcar cristal passa por um processo de refinamento menor que e preserva uma pequena parte dos nutrientes.
O açúcar conhecido como demerara, semelhante ao cristal, mas com uma tonalidade mais escura, passa por um processo de refinamento mais leve que consegue preservar boa parte dos nutrientes, minerais e vitaminas, além de não conter aditivos químicos.
Por fim, o açúcar mascavo tem uma coloração bem mais escura e um sabor bastante forte. Não sofre nenhum tipo de refinamento e não contém aditivos químicos, sendo preservado seu valor nutricional (é rico em cálcio, ferro e sais minerais).
Mas não devemos esquecer que todos são açúcares – portanto, se o que você busca é uma alimentação saudável, o melhor sempre será optar pelo sabor natural dos alimentos. No início pode parecer impossível, mas com o tempo o nosso paladar se acostuma.
Quanto ao cafezinho nosso de cada dia, o ideal é que seja consumido ao natural para que possamos aproveitar todos os benefícios desta bebida. Mas, para quem não consegue tomar um cafezinho puro, basta optar pelo adoçante ou pelo açúcar que contenha menos aditivos químicos e consumir sempre a menor quantidade possível.
A sua saúde agradece!
Ótimo post! Ótimas dicas, eu gosto muito de informação, ainda mais quando se trata de saúde.
Há meses troquei o açúcar comum pelo demerara, é mais caro, mas tenho certeza que será o melhor para minha família.
Passa no meu blog que te indiquei ao Prêmio Dardos!
Beijo
http://www.universomacherie.com
Oi Dalli! Que legal, vou lá ver. Beijo!!