A relação entre sono e emagrecimento

Hoje vou dar uma dica super importante quando o assunto é emagrecimento saudável: dormir bem.

Há quem pense que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas vários estudos já comprovaram a relação entre sono e emagrecimento. Eu também posso falar por experiência própria, pois quando comecei a viver com mais qualidade e dar mais importância a uma boa noite de sono, o ponteiro da balança começou a descer.

Durante muitos anos pensava que ficar acordada até muito tarde e ser produtiva no período noturno era ganhar tempo. Ledo engano, além de ver minha produtividade cair rapidamente, meu corpo também sentiu as consequências de noites mal dormidas e o resultado foram vários quilos a mais.

Se você dorme pouco e não consegue perder peso, meu conselho é que reveja seus conceitos e comece a dar mais atenção ao seu relógio biológico. Temos que lembrar que nosso corpo precisa estar inteiro e saudável por toda vida e o sono tem papel fundamental em nossa saúde.

É importante saber que a melatonina, aquele hormônio que influencia no sistema endócrino e imunológico, previne o envelhecimento e várias doenças só é produzido pela glândula pineal através do sono (mas não aquele soninho superficial, tem que ser sono “pesado” mesmo).

Pesquisando um pouco sobre o assunto, também encontrei um estudo publicado em maio de 2014 no American Journal of Epidemiology que comprova a relação entre a obesidade e a exposição à luz durante a noite, pois a claridade influencia diretamente na produção de melatonina. :w00t:

Então, aqui vão algumas dicas que vão te ajudar a ter um sono de melhor qualidade e também colaborar para o emagrecimento saudável:

  • Em primeiro lugar, mantenha o local onde você dorme limpo e arejado. Troque os lençóis e as fronhas pelo menos duas vezes por semana e, se puder, coloque cobertores e travesseiros sob o sol durante alguns minutos. Isso com certeza vai fazer com que você se sinta mais confortável na hora de dormir.
  • Procure não ligar a televisão antes de dormir, pois você provavelmente vai acabar se distraindo por mais tempo do que gostaria e sacrificando minutos preciosos do seu sono. Se precisa perder peso ou está se sentindo cansado, repense o hábito de ter uma televisão no quarto, ok?
  • Desconecte da tomada todo e qualquer aparelho que tenha aquela luz de “stand by”, pois por incrível que possa parecer, ela influencia (e muito) na qualidade do sono. Deixe tudo escuro, mas sem cortinas black out (exceto se dorme durante o dia), pois quando amanhece, é importante percebermos a claridade para despertarmos.
  • Cuidado com o que você ingere próximo do horário de dormir, pois alimentos pesados, carnes e estimulantes como o café podem acabar com seu sono.
  • Se você gosta de ouvir música à noite, procure escolher aquelas mais calmas, que propiciam um maior relaxamento. Mas não esqueça de desligar o aparelho de som para não prejudicar seu sono.
  • Ler antes de dormir pode ser uma armadilha, pois a leitura pode ser empolgante e você não vai querer dormir enquanto o capítulo (ou o livro) não acabar. Em vez disso, reserve alguns minutos do seu dia para a leitura ou meditação e deixe a noite para cuidar da sua saúde, dormindo bem.

Com essas dicas simples, você pode melhorar a qualidade do seu sono e “turbinar” seu emagrecimento saudável, além de prevenir várias doenças e viver melhor.

Gostou das dicas? Então compartilhe com os amigos e ajude mais alguém a viver com qualidade e emagrecer com saúde. :wink:

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

5 thoughts on “A relação entre sono e emagrecimento

  1. Sabe que tenho muito dificuldade de dormir e falei para a médica que não quero remédios, então ela prescreveu muito exercício a noite para o corpo cansar….ainda não fez o resultado esperado, mas já não desperto de 5 em 5 minutos durante a noite rss
    Bjs

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons