Receita de pão 100% integral com aveia

 

Gente, eu simplesmente AMO pão! Mas para evitar as tentações da padaria (que são muitas), resolvi fazer meu pãozinho de cada dia em casa mesmo.  Existem milhões de receitas de pão na internet, mas eu acho que o que importa é não abrir mão da saúde em primeiro lugar, então vou compartilhar uma receita de pão 100% integral que não vai açúcar, sal nem azeite, mas fica super macio e delicioso mesmo assim.

Quer aprender? Então anota aí:

  • 1kg de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de aveia em flocos finos
  • 3 colheres de sopa cheias de óleo de coco
  • 4 colheres de melado de cana orgânico
  • 1 ovo
  • 30g de fermento biológico fresco (2 tabletinhos)
  • 2 xícaras de água morna (aproximadamente)

Pão Integral

Modo de preparo:

Misture quase toda a farinha (deixe um pouquinho para jogar sobre a mesa na hora de sovar) com a aveia em uma bacia e adicione o óleo de coco, o melado e o ovo inteiro.

Dissolva completamente os tabletes de fermento em uma caneca com água morna e misture com os demais ingredientes à mão. Vá adicionando o restante da água até dar o ponto de massa, retire da bacia e sove bem em uma superfície de madeira (preferencialmente).

Se a massa ficar muito dura vá adicionando água morna aos pouquinhos até ficar macia.

Depois de sovar, separe a massa em duas partes e acomode-as em duas forminhas de pão, devidamente untadas (esta receita rende dois pães).

Leve ao forno desligado e deixe a massa crescer por no mínimo uma hora, até dobrar de tamanho.

Dica: Se o dia não estiver muito quente, coloque uma forma retangular com água quente na grelha abaixo das formas de pão para ajudar a crescer. Funciona!

Ligue o forno e deixe assar em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos (ou até que os pães estejam douradinhos).

Pão integral

A farinha de trigo integral contém mais fibras, vitaminas e minerais do que a farinha branca, assim como a aveia, que também ajuda a manter as taxas de colesterol e açúcar no sangue controladas – além de dar aquela força para o bom funcionamento do intestino!

O óleo de coco contém gorduras saudáveis que ajudam a controlar o colesterol ruim, além de proteger o sistema imunológico e prevenir vários tipos de doenças.

O melado de cana é um substituto fantástico para o açúcar, pois é super saboroso e riquíssimo em cálcio e ferro.

Viu só? É possível SIM comer pão sem abrir mão da sua saúde.

Gostou da receita? Então compartilhe com os amigos!

Beijinhos!!

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons