Receita de pão de soja integral

Para mim é praticamente impossível viver sem pão! Inclusive já fiz várias declarações de amor no blog para o meu pãozinho de cada dia, apesar de saber que por muito tempo ele foi o vilão que atrapalhava meu emagrecimento.

Mas hoje aprendi que podemos comer de tudo, desde que com moderação, sabendo dosar a quantidade e, principalmente, fazendo escolhas mais saudáveis.

Já que não fico sem pão, então pelo menos tento arranjar maneiras de torná-lo mais nutritivo e saudável. Nesta receitinha eu utilizei extrato de soja na massa e deu muito certo! Apesar de não crescer muito, ficou bem macio e saboroso.

Quer aprender? Então anota aí:

  • 5 xícaras de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras de extrato de soja
  • 1/2 xícara de açúcar de sua preferência
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de gordura (pode utilizar óleo de coco, manteiga ou até banha*)
  • 2 tabletinhos de fermento biológico fresco
  • 2 a 3 xícaras de água morna

Modo de preparo:

Misture a farinha com o extrato de soja em uma tigela e acrescente o açúcar, sal e a gordura. Dissolva o fermento em uma xícara de água morna e misture na massa. Vá acrescentando o restante da água até dar ponto e amasse bem.

Divida a massa em duas partes, estique com a ajuda de um rolo (ou garrafa) e depois enrole cada uma das partes, formando dois pães. Deixe descansar por aproximadamente uma hora e asse em fogo médio por 30 minutos.

Para o pão ficar macio, deixe a massa crescer dentro do forno e coloque uma forma com água quente embaixo. Funciona!

pão de soja

O extrato de soja é obtido através da moagem dos grãos, conservando as proteínas, o cálcio, o ferro e também boa parte das fibras presentes no grão. Ele tem uma consistência parecida com leite em pó e pode ser utilizado em vários pratos, assim como no preparo de doces e vitaminas. Aqui em Curitiba você encontra facilmente nos supermercados ou casas de produtos naturais. Acho super prático!

Este pãozinho fica uma delícia, vale a pena experimentar!

*Gente, não vou entrar em polêmica sobre o uso da banha de porco no lugar do óleo vegetal, até porque este não é o objetivo. Se você acha que usar óleo de soja ou qualquer outro é mais saudável, fica a seu critério, ok?

 

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons