Outubro rosa | Blogueiras unidas contra o câncer de mama

Outubro é o mês de campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

Para quem não sabe, este é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, mas se for diagnosticado logo no início, as chances de cura são de até 100%!

Porém, muitas mulheres descobrem a doença muito tarde e acabam tendo que se submeter a uma mastectomia (cirurgia de remoção completa da mama) e menos de 10% das pacientes têm condições de fazer a reconstrução dos seios. Considerando que o SUS só consegue operar cerca de 4% das mulheres mastectomizadas (fonte: IBGE e SUS), uma grande parte tem que conviver com a deformação.

Pensando nisso, a loja Satina está promovendo a campanha “Blogueiras unidas contra o câncer de mama”, que está doando 1 sutiã pós-mastectomia ao instituto IBCC (que presta atendimento pelo SUS) para cada blog que apoiar esta campanha. É claro que o Escolha Inteligente não iria ficar de fora dessa e já garantiu um sutiã doado ao IBCC.

O câncer de mama tem cura, mas a PREVENÇÃO é necessária! Então mulherada, vamos fazer o autoexame e também consultar um médico para realização dos exames preventivos (mamografia e ultrassom de mamas).

Segue abaixo um guia prático que explica como realizar o autoexame (fonte IBCC):

AutoexamedeMamas

Lembre-se de que 80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada ao câncer.
No Chuveiro ou Deitada:
autoexame no chuveiro ou deitada
Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.
Diante do Espelho:
autoexame de boca
Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo.
autoexame de boca
Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.
autoexame de boca
Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a.Observe se há qualquer alteração.
autoexame de boca
Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer.
O que procurar?
• Caroços (nódulos).
• Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio).
• Secreções mamilares existentes.
Orientações
• O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).
• O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.
• O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.
Importante:

• O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.

Para as blogueiras interessadas em participar desta ação, basta obter o selo através do link: http://www.satina.com.br/blogueiras-unidas-contra-cancer-de-mama e colocar no seu blog. A campanha acaba no dia 31/10 e após esta data a empresa providenciará a entrega dos sutiãs ao IBCC.

6 comentários sobre “Outubro rosa | Blogueiras unidas contra o câncer de mama

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons