Litoral catarinense: Mariscal, Quatro Ilhas, Retiro dos Padres e Sepultura

Para quem gosta de sossego como eu, um lugar que vale muito a pena conhecer é a praia de Mariscal, no município de Bombinhas, na Santa (e bela) Catarina.

Aliás, cheguei à conclusão de que Santa Catarina e beleza significam a mesma coisa.

Santa Catarina

Eu ADORO viajar fora de temporada porque existem lugares que ficam praticamente desertos em algumas épocas do ano. Sabe aquela impressão de que a praia é sua?  É exatamente disso que eu gosto! Além dos preços serem bem mais atraentes do que quando se viaja em alta temporada, claaaaaro. :tongue:

Conheci a praia de Mariscal em maio de 2014 e fiquei apaixonada pela beleza e tranquilidade que encontrei por lá. Foi uma estadia bem curta, mas voltei com as baterias recarregadas e o coração cheio de paz. Esse é o tipo de passeio que me agrada!

Mariscal

A praia de Mariscal tem aproximadamente 4 km de extensão e está localizada no litoral norte de Santa Catarina, no município de Bombinhas (que tem 39 praias ao todo). Tem esse nome em razão da quantidade de mariscos em seus costões. É uma praia de águas cristalinas, excelente para banho!

Mariscal

Fiquei hospedada na Pousada Pedra Salgada, um lugar com uma estrutura muito boa, super limpo, organizado e um atendimento nota dez. Não é beira mar, mas é bem pertinho da praia e o que eu achei mais legal é que alguns apartamentos possuem cozinha equipada – muito bom para quem está controlando a alimentação. Excelente custo/benefício, eu recomendo!

Por falar em alimentação, quem quiser conhecer os restaurantes da região pode ir até o centro de Bombinhas, onde vai encontrar várias opções. Um lugar que eu indico para saborear uns petiscos e bater um bom papo é a Choperia Mar de Fora, bem próxima à praia de Mariscal e que fica aberta o ano todo.

Mas Bombinhas também tem outros lugares incríveis, como a praia do Retiro dos Padres, por exemplo. Tem esse nome porque foi adquirida pelos Padres Salesianos para a construção de uma casa de retiro espiritual. É uma paisagem de encher os olhos, para sentar e ficar contemplando por horas. Quem quiser também pode se aventurar nas trilhas que existem por lá, mas eu fiquei com preguiça depois de tanta beleza (rs).

Ingleses

Retiro dos Padres

Outra praia belíssima da região é Quatro Ilhas (tem esse nome em razão das quatro pequenas ilhas que se avista da praia), que tem 1 km de extensão e também vale a pena a visita.

Quatro ilhas também ficou conhecida pela cruz que foi encontrada na beira do mar e fincada na areia no mesmo lugar pelos pescadores – que atribuem a ela uma pesca maravilhosa de tainha que nunca mais se repetiu desde então. Todos os anos, no dia 3 de maio, eles enfeitam a cruz e oram para que haja fartura na pescaria. :happy:

Quatro ilhas

Quatro ilhas

Quer conhecer mais uma praia paradisíaca? Então faça uma visita à Praia da Sepultura e você não vai se arrepender. Apesar do nome, que segundo moradores foi atribuído a existência da sepultura de um escravo falecido no local, é um paraíso que dispensa maiores comentários.

Praia da sepultura

O tom azul escuro das águas é um espetáculo à parte e também um convite à contemplação e meditação. Aliás, meditar em meio à natureza é muito importante, independentemente de qual seja sua fé, pois ela nos aproxima do divino e nos ajuda a encontrar o equilíbrio.

O litoral catarinense é com certeza um dos lugares mais lindos do Brasil. Vale a pena a visita!

 

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

2 thoughts on “Litoral catarinense: Mariscal, Quatro Ilhas, Retiro dos Padres e Sepultura

  1. Fer,
    Parece que conhecemos os mesmos lugares.
    Adoro Porto Belo e suas praias, conheci a região na época que nem havia asfalto…rsrsrsrs….. e há 2 anos passei o reveillon na praia de Bombinhas…..
    Adorei as dicas.
    O litoral de Santa Catarina é divino.
    Beijos
    Thais

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons