Creme de brócolis (duas opções de receita)

Frio chegando… Bom, aqui no Sul já chegou faz tempo e a solução é optar por sopas e cremes no jantar para fugir daquelas massas super deliciosas e calóricas, não é?

Hoje vou compartilhar com vocês uma receitinha super simples que pode ser feita com ou sem creme de leite. A primeira opção é bem mais saudável e menos calórica, para quem está querendo perder peso. A segunda opção é menos saudável, mas fica deliciosa. Você escolhe!

Vamos aprender?

Você vai precisar de:

  • 2 inhames médios
  • 1 cabeça de brócolis grande (ou 2 pequenas)
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • sal e pimenta a gosto
  • cheiro verde a gosto
  • 1 pitada de gengibre em pó (ou uma lasquinha ralada de gengibre fresco)
  • 30g de queijo parmesão ralado (opcional)

Frite a cebola e o alho em 1 colher de manteiga Ghee (aprenda a fazer AQUI) ou banha de porco. Adicione o inhame bem picadinho e o brócolis. Eu costumo aproveitar os talos também, pois são uma boa fonte de fibras, mas eles têm que estar bem picadinhos porque demoram um pouco mais para cozinhar.

Vá adicionando água aos poucos até cobrir o brócolis e o inhame e cozinhe por 15 a 20 minutinhos (até que esteja tudo bem molinho). Depois adicione o cheiro verde, sal, pimenta, o queijo ralado, o gengibre e bata no liquidificador por alguns segundos até virar um creme. Volte para a panela e acerte o sal. Pronto!

creme de brocolis

Se preferir, pode adicionar 1/2 lata de creme de leite (eu usei sem lactose porque o creme de leite tradicional não me faz bem) e misture em fogo baixo até ficar bem homogêneo.

Fica divino!!

creme de brocolis

O brócolis é riquíssimo em proteínas, tem bastante fibra e um alto poder antioxidante. Ajuda a reduzir o colesterol, controlar o diabetes e evitar úlceras e gastrites. O inhame, além de dar cremosidade para as receitas, é um poderoso anti-inflamatório, reforça as defesas do organismo e previne vários tipos de doenças.

Esta receitinha é super prática e muito saborosa. Vale a pena experimentar! Serve até 3 pessoas.

 

6 comentários sobre “Creme de brócolis (duas opções de receita)

  1. Oi Fernanda,
    Gostei muito da postagem de ambas as receitas e vou experimentá-las.
    Além do mais, os argumentos a favor do brócolis para a nossa saúde são reiterados na literatura nutricional.
    Um abraço,
    Denise.

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons