Como manter os leitores por mais tempo no seu blog

Se você está iniciando na blogosfera, irá perceber como é difícil manter leitores que permanecem um tempo razoável navegando pelo seu blog. Muitas vezes as pessoas estão procurando algo específico ou estão com pressa, mas normalmente o que ocorre é uma dificuldade de acessar todo o conteúdo que possa interessar ao leitor, seja pelo próprio layout do blog ou pela dificuldade de navegação.

Pela minha (pouca) experiência no assunto, vou compartilhar com vocês algumas dicas que têm funcionado para manter meus (queridos)  leitores navegando por mais tempo no blog:

Como manter os leitores mais tempo no seu blog

TENHA UM CONTEÚDO INTERESSANTE E DINÂMICO

Em primeiro lugar, você deve se preocupar com o conteúdo, pois sem ter o que ler, ninguém vai permanecer no seu blog. Não quero dizer com isso que você deve escrever textos enormes e cansativos, pois ninguém tem paciência para permanecer longos períodos lendo artigos em blogs. A internet é dinâmica e as pessoas procuram mais do que frases – por isso adicione alternativas para seu post, como fotos e vídeos, que tornarão a experiência do leitor mais agradável e, consequentemente, ele permanecerá mais tempo lendo seu conteúdo.

FALE A VERDADE

Seu conteúdo tem que corresponder ao que você se propõe a escrever, pois ninguém gosta de ser “enrolado”. Eu fico extremamente irritada quando perco tempo pesquisando um assunto e, depois de ler um texto, percebo que ele não disse nada de relevante a respeito do assunto. Enrolar os outros é feio, tá gente?

Por isso, pesquise bem antes de escrever e utilize fontes confiáveis. Uma pesquisa bem feita vai aumentar a credibilidade do seu blog e, consequentemente, a participação dos seus leitores. Depois de ler um excelente post, geralmente as pessoas costumam comentar e compartilhar o conteúdo. Ponto pra você!

ATENÇÃO PARA OS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

Produza conteúdo autoral, sempre. Assim você estará protegido de eventuais situações desagradáveis e até de processos judiciais (falo especificamente sobre este assunto AQUI).

UTILIZE PLUGINS QUE MOSTRAM POSTS RELACIONADOS

Uma excelente alternativa para manter os leitores por mais tempo no seu blog é a opção de outras postagens relacionadas ao conteúdo que o visitante procura. Existem várias opções de plugins sobre posts relacionados que você pode utilizar, mas vou ensinar como instalar um plugin muito bacana chamado Yet Another Related Posts, que mostra ao final do texto uma listagem com até 10 posts relacionados ao tema:

1) No painel lateral do WordPress (dashboard), escolha a opção plugins, instalar novo. Na barra de pesquisa, digite “Yet Another Related Posts Plugin (IARPP)” e clique em “instalar agora”. Ele irá perguntar se você tem certeza, clique em “sim”.

2) Vá em plugins, plugins instalados, encontre o IARPP na listagem e clique em “ativar plugin”.

3) Para configurar o plugin, clique abaixo do nome dele na opção “configurações”. Nas opções de relacionamento, você pode escolher o nível de precisão entre os posts e se deseja relacionar por título, corpo de texto, categoria e assim por diante. Você também pode escolher se quer que os posts apareçam em formato de lista ou de miniaturas, entre outras opções.

SEJA PACIENTE

Observando a quantidade de blogs que existem e também a péssima qualidade de alguns, só há uma coisa a dizer: se você produzir um bom conteúdo, certamente terá leitores fiéis. Por isso, não se preocupe em ter milhares de acessos no início, mas produza um material de qualidade e não precisará de tanto esforço depois. Eu mesma conheci vários blogs pesquisando por assuntos de meu interesse na internet (não através de divulgação) e permaneço acompanhando até hoje, quase diariamente. Inclusive num deles a autora não posta há vários meses e eu continuo acessando periodicamente só por curiosidade, para ver se ela não postou nada novo – pois tenho interesse no assunto. Esta é a palavra!

Faça a sua parte e faça sempre por prazer. Os resultados serão consequência.

Estas dicas foram úteis? Me digam o que acharam!  Beijos! :wink:

 

Advogada por profissão e blogueira por paixão. Administra blogs sobre vida saudável, regionais e de conteúdo jurídico.

18 thoughts on “Como manter os leitores por mais tempo no seu blog

  1. Muito legal. E confio realmente que devemos dar importância ao conteúdo. Nada de ansiedade em relação a acessos e tráfego. Confesso que de vez em quando dá uma ansiedade, mas quando percebo que um post teve um alcance maior fico mais tranquila porque percebo que é pelo conteúdo e não por ter realizado nenhuma ação mais elaborada de divulgação . Vou tentar esse Yet Another Related Posts. Obrigada por compartilhar informação. Beijooosss
    Vanessa Brollo
    http://www.partiuplanob.com.br

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons