Como fazer fotos caseiras com qualidade

Oi gente! Esta semana eu estava passeando pela blogosfera e me deparei com algumas fotos tão mal feitas que deu até vergonha de comentar nos blogs… Não gosto de ficar polemizando e também não sou nenhuma profissional neste quesito, mas tenho notado uma desatenção tão grande por aí que resolvi me manifestar para tentar ajudar quem quiser melhorar a qualidade do seu trabalho sem precisar gastar nada para isso.

As fotos “de blogueira”, como são conhecidas, nada mais são do que aquelas que tiramos em casa mesmo, sem uma câmera profissional nem equipamentos de iluminação e cenários. Servem para demonstrar um produto, uma maquiagem, um look, etc. Mas o que acontece com frequência é que, na ânsia de mostrar bem o produto ou seja lá o que for, as pessoas se esquecem de prestar atenção no fundo e nos detalhes da foto.

Esta semana, por exemplo, fui conferir um post e as fotos estavam com boa iluminação e bem focadas no produto, mas a pessoa não se atentou que o ambiente ao fundo estava extremamente bagunçado, com roupas jogadas para todos os lados – e isso com certeza será um prato cheio para aquelas blogueiras que vivem fazendo piadas de outros blogs.

Eu até gostei do post, mas em razão daquelas fotos não tive coragem de comentar.  :whistle:

Para evitar este tipo de coisa, é sempre bom preparar o ambiente para fazer suas fotos. Não é necessário uma câmera profissional, basta um celular, desde que o ambiente esteja bem iluminado. Eu tenho dificuldade para fazer fotos durante o dia porque geralmente trabalho até tarde, então acabo fotografando à noite e a qualidade nem sempre fica como desejo, mas o importante é fazer o possível para que as fotos fiquem com uma boa aparência.

A luz natural é sempre a mais indicada, então quando puder faça suas fotos próximo a uma janela ou em ambientes abertos, pois a qualidade fica bem melhor. Se precisar fotografar à noite, utilize lâmpadas mais fortes no cômodo que for fazer as fotos.

Procure fotografar bem de perto o que deseja (a não ser que a foto seja do próprio ambiente mesmo) e tome o cuidado de observar o que aparece no fundo, para que não tire a atenção do objeto fotografado.

Fotografar dentro do banheiro é muito feio, tá gente? Há controvérsias, mas esta é minha opinião. Aqueles azulejos aparecendo são o “ó”, então procure escolher outro ambiente para suas fotos, de preferência com uma parede branca ao fundo.

Uma dica para quem tem pouco espaço ou nenhum ambiente ideal para fotografar dentro de casa é utilizar pequenos espaços decorados com um lenço ou chale (até uma peça de roupa serve). Na foto abaixo eu utilizei uma tábua de passar e estendi um lenço bem esticado por cima, acomodando os objetos de maneira que consiga fotografá-los bem próximo, para que não se perceba onde estão.

1) Tábua de passar velha e lenço velho (rs):

tabua

2) Posição da máquina (cuidado para não aparecer as bordas do lenço):

lenço

3) Resultado final:

make

Depois de pronta, é só colocar um efeito qualquer, se desejar (eu utilizo programas gratuitos de edição, como o Picasa, por exemplo).

Viu como nem dá para perceber que os produtos estão sobre uma tábua de passar roupas? É só saber disfarçar.

Gostaram das dicas? Me contem nos comentários!

 

18 comentários sobre “Como fazer fotos caseiras com qualidade

  1. Adorei a postagem!!!

    No inicio do meu blog eu sofria pra conseguir tirar fotos de objetos, pelo mesmo motivo de eu só ter tempo pra fazer tudo a noite… Agora eu acendo todas as luzes e coloco uma luminária perto pra melhorar, mesmo assim não estão 100%, mas tá melhor! rs

    Bjuuuus

    Sheila Lima

  2. Oi Nanda,
    Realmente a gente abordou o mesmo assunto, adorei as suas dicas e concordo com tudo o que você disse, não é porque a câmera não é profissional, que o nosso cuidado e olhar ao tirar a foto tenha que ser diferente. Quando eu vou fotografar seja um produto ou uma pessoa, eu tento deixar a foto o mais bonita possível, para que as pessoas tenham vontade de olhar e que gostem.

    Beijos enormes e fique com papai do céu.
    Lôh Alves
    http://www.essenciapink.wordpress.com

  3. Importante você chamar a atenção para esses cuidados. Logo no início do blog fotografei um passo a passo a noite e ficou muito feio… Agora tento fotografar de dia. Me deram uma dica uma vez de como fotografar artesanato que tento seguir. Uso um TNT (tecido não tecido) branco e faço um fundo, como se fosse um estúdio. Assim consigo destacar bem o produto ou o passo a passo. Essa com o lenço ficou muito boa.

    Obrigada pelas dicas

    Beijos

    Vanessa Brollo
    http://www.partiuplanob.com.br

Deixe um comentário

:alien: :angel: :angry: :blink: :blush: :cheerful: :cool: :cwy: :devil: :dizzy: :ermm: :face: :getlost: :biggrin: :happy: :heart: :kissing: :lol: :ninja: :pinch: :pouty: :sad: :shocked: :sick: :sideways: :silly: :sleeping: :smile: :tongue: :unsure: :w00t: :wassat: :whistle: :wink: :wub:

Simple Share Buttons